Aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Itapoá (SC), um projeto de lei proposto através de mobilização da Associação de Defesa e Educação Ambiental – Adea definiu a Maria-Catarinense (Hemitriccus kaempferi) como ave símbolo do município (veja aqui). Conforme Werney Serafini, presidente da entidade, o ato é “o início institucional para o reconhecimento da relevância avifaunistica do município como destino turístico para a observação de aves em Santa Catarina”. Por isso a associação tem como meta estimular a criação de unidades de conservação em áreas preservadas de Itapoá, especialmente entre os rios Saí Mirim e Saí Guaçu, habitat de diversas espécies de aves, além da implantação de núcleos de observação de aves em escolas municipais.
Saiba mais:
Aves dos estados
Dos ares para as cidades brasileiras
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca
Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos →
Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades
No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A
Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas →

