Salada Verde

Aves dos estados

O Eco mostrou recentemente que pássaros ilustram bandeiras, hinos e dão nome a vários municípios brasileiros. Antes, o biólogo Roberto Gonçalves de Oliveira identificou as aves símbolos dos 27 estados e do Distrito Federal, que adotou o uiraçu-verdadeiro. Confira uma prévia ilustrada do livro As aves-símbolos dos estados Brasileiros aqui. Você pode ler belezas como essa: "Em derredor agrupa-se da mata. Quando o canto, veloz, muda em cascata, Tudo se queda, comovido, a ouvi-lo: O mais nobre sabiá susta a sonata, O canário menor cessa o pipilo. Eu próprio sei quanto esse canto é suave; O que, porém, me faz cismar bem fundo Não é, por si, o alto poder dessa ave: O que mais no fenómeno me espanta, E' ainda existir um pássaro no mundo Que se fique a escutar quando outro canta!"

Salada Verde ·
9 de março de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2026

Ipaam regulamenta cadastro ambiental obrigatório e integra sistema ao Ibama no Amazonas

Norma unifica registros, define cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Amazonas (TCFA/AM) e amplia controle sobre atividades potencialmente poluidoras

Salada Verde
16 de abril de 2026

WWF-Brasil e Copaíba assumem Pacto da Mata Atlântica para destravar restauração

Nova coordenação aposta em articulação entre políticas públicas, financiamento e território para ampliar a escala e a efetividade da restauração no bioma

Notícias
16 de abril de 2026

Novos editais da BR-319 são contestados na Justiça por possíveis ilegalidades ambientais

Observatório do Clima prepara ação contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e aponta ausência de licenciamento e riscos climáticos na pavimentação do “trecho do meio”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.