Uma recente operação federal contra desmatamentos na Caatinga fechou sete indústrias no polo gesseiro de Araripe, no interior de Pernambuco, a quase setecentos quilômetros de Recife. As empresas estariam queimando madeira nativa ilegal em seus fornos. Em uma das plantas lacradas, no município de Trindade, havia 35 metros cúbicos esteres de madeiras como visgueiro, catingueiro e marmeleiro. em 2007, um total de 56 empresas já haviam sido embargadas por uso de madeira ilegal, mas voltaram a atuar depois de assinarem um Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público. O pólo de Araripe é responsável por 95% da produção nacional de gesso e, segundo o Ministério do Meio Ambiente, sete em cada dez empresas de lá operam na legalidade, aproveitando madeira manejada para alimentar fornos e derreter a gipsita, pedra usada na produção do gesso. Como O Eco mostrou (abaixo), a sustentabilidade do manejo naquela região não é consenso entre especialistas.
Saiba mais:
Mata branca está em brasa
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca
Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos →
Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades
No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A
Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas →
