Salada Verde

Drama, suspense e muita sacanagem

Ambientalistas lançam campanha para minar candidaturas de parlamentares que atuam contra o meio ambiente. Cidadãos participam pela internet.

Salada Verde ·
10 de março de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Página lançada na internet por entidades permite denúncias contra parlamentares (fonte: site SOS MA)
Página lançada na internet por entidades permite denúncias contra parlamentares (fonte: site SOS MA)

Entidades civis e parlamentares dispararam hoje, em Brasília, uma campanha que promete mexer com os brios de quem pretende fazer desabar a legislação ambiental brasileira, jogando por terra o Código Florestal ou cerceando a capacidade para fiscalizar e multar do Ibama, entre tantas iniciativas que circulam no Congresso.

Batizada de “Exterminadores do Futuro” e avisando que o jogo político anti-ambiental envolve “drama, suspense e muita sacanagem”, a campanha quer enfraquecer campanhas eletivas jogando parlamentares em uma lista montada com indicações dos próprios eleitores.

Uma primeira relação será divulgada em maio, a definitiva em julho, junto com uma “plataforma ambiental” para todos os candidatos. A idéia é de que a mobilização contra os “exterminadores” aconteça junto a suas bases eleitorais, por isso a página da empreitada traz modelos de cartas que podem ser enviadas a deputados e senadores e candidatos, questionando sua conduta ou alertando que a lista tem espaço para seus nomes.

O movimento será útil para separar discurso de prática e limpar a cortina de fumaça sobre ações supostamente democráticas, como as audiências armadas em vários estados por ruralistas, e endossadas pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), para supostamente debater mudanças no Código Florestal.

Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2024

Manguezais da Baía de Sepetiba passarão por ação de limpeza

Com participação de caiçaras da Ilha da Madeira, projeto LimpaOca será realizado durante o período de defeso do caranguejo-uçá no Rio de Janeiro

Notícias
9 de setembro de 2024

Mais da metade dos maiores municípios do país não possuem secretaria ambiental

Levantamento do De Olho nos Ruralistas mostra que em 30% dos municípios gigantes o tema ambiental é tratado junto com agro, mineração e turismo

Notícias
6 de setembro de 2024

Jornalismo investigativo na Amazônia: cobertura de crimes ambientais em locais de risco

Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco discutiu métodos de apuração em diferentes biomas, segurança em campo e programas de mentoria

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.