Segundo conta o Grupo Ambiental de Santa Bárbara, a expansão do mineroduto da Samarco traz risco ao abastecimento público de água a partir do rio Conceição. Conforme a entidade, a maioria da população daquele município mineiro seria contra o projeto, enquanto a prefeitura “entregou de presente” no fim do ano passado 82% do potencial hídrico do manancial à empresa, produtora de ferro para uso siderúrgico. O volume corresponde a 34 caixas de mil litros de água por minuto. A sobra, conforme o grupo ambiental, é insuficiente para atender as necessidades futuras do município. Mais informações aqui.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Como se parece uma ativista?
Porque existe uma expectativa silenciosa de que ativistas carreguem sempre o peso do mundo nos ombros. Como se a legitimidade da luta estivesse na dor permanente →
STF determina que União adote providências contra organizações criminosas na Amazônia
Entre as medidas destinadas a União estão a realização de operações pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Ibama, ações conjuntas com as polícias estaduais →
Índia retira candidatura para sediar a COP33
Governo indiano ainda não publicou comunicado oficial; Coreia do Sul está entre os países cotados para sediar a Conferência do Clima em 2028 →
