Salada Verde

Dia de foto: veado-campeiro

Antes avistada em bandos abundantes no Cerrado, Pantanal e Pampa, a espécie foi exterminada na maior parte dessas áreas.

Salada Verde ·
12 de março de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Fábio Olmos
foto: Fábio Olmos

Na imagem, uma fêmea de veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus) flagrada no parque nacional das Emas (GO). Antes uma espécie abundante no Cerrado, Pantanal e Pampa, com registros de bandos com centenas de animais, foi exterminada na maior parte de sua área de distribuição e permanece comum apenas em partes do Pantanal. Emas abriga uma das maiores populações no Cerrado, embora as densidades sejam baixas, em torno de um animal por quilômetro quadrado, e seja mais comum vê-los nas áreas com vegetação rebrotando no entorno do parque do que no interior do mesmo.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
7 de junho de 2026

UCs são frente de defesa contra crise climática, destaca presidente do STJ

Abertura da UCBIO contou com palestra magna do ministro Herman Benjamin e homenagem ao legado de Maria Tereza Jorge Pádua para criação de UCs no Brasil

Salada Verde
5 de junho de 2026

Últimos dias de chamada para criação de curso de capacitação de gestores de UCs

Edital da UNESCO busca propostas de consultoria para desenvolver e ministrar curso semipresencial de capacitação de gestores públicos de unidades de conservação

Salada Verde
5 de junho de 2026

Pesquisa expõe risco de extinções em cascata entre morcegos e parasitas

Estudo aponta que espécies de moscas ectoparasitas correm risco de desaparecer junto com seus hospedeiros ameaçados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.