
Na imagem, uma fêmea de veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus) flagrada no parque nacional das Emas (GO). Antes uma espécie abundante no Cerrado, Pantanal e Pampa, com registros de bandos com centenas de animais, foi exterminada na maior parte de sua área de distribuição e permanece comum apenas em partes do Pantanal. Emas abriga uma das maiores populações no Cerrado, embora as densidades sejam baixas, em torno de um animal por quilômetro quadrado, e seja mais comum vê-los nas áreas com vegetação rebrotando no entorno do parque do que no interior do mesmo.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Mato Grosso ganha roteiro que une ciência, conservação, turismo – e primatas!
Projeto integra turismo científico e conservação da biodiversidade em rota que percorre sete localidades no estado em busca de 15 espécies de macacos →
Estudo mostra a importância de área de conservação para abelhas sem ferrão
Pesquisa aponta a capacidade de adaptação dessas abelhas, que utilizam áreas verdes urbanas, como muros e monumentos, para garantir a reprodução da flora →
Como a proibição da queima da cana em São Paulo impulsionou o desenvolvimento econômico e social
Estudo inédito mostra que regulações ambientais bem desenhadas podem acelerar inovação e empurrar cadeias produtivas para modelos mais eficientes →

