
Um grupo de araras canindé (Ara ararauna), ou arara-de-barriga-amarela, retorna para dormir em uma das veredas do parque nacional das Emas, sul de Goiás, após um longo dia procurando comida. O isolamento da unidade de conservação por plantações tem levado estas aves inteligentes a se adaptar e, atualmente, se alimentam inclusive de soja, apanhada no chão nas áreas do entorno do parque. O Brasil foi chamado desde o seu “descobrimento” de “país dos papagaios”, por sua riqueza em psitacídeos, como os próprios papagaios, além de araras, periquitos, jandaias e maracanãs. A canindé é um dos representantes mais conhecidos da família, podendo medir até 80 cm de comprimento. Pode ser encontrada desde a América Central até o sudeste do Brasil, Bolívia e Paraguai.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Amostras de bonito-pintado no Rio registram até o dobro do limite seguro de mercúrio
Pesquisa identificou níveis de mercúrio acima do permitido em 50% das amostras do peixe comercializados em Cabo Frio, no litoral fluminense →
UCBIO: Um novo – e necessário – palco para as unidades de conservação brasileiras
Com o objetivo de retomar o espaço do debate qualificado sobre as UCs, nasce a Conferência Nacional de Unidades de Conservação (UCBIO), que será realizada em junho, em Curitiba →
Incêndios já queimaram 150 milhões de hectares de vegetação no planeta em 2026
Área queimada entre janeiro e abril já é maior do que todo estado do Amazonas; Mudança climática impulsiona destruição pelo fogo em nível global, mostra análise →

