O governo de São Paulo criou esta semana duas unidades de conservação de Mata Atlântica, os parques estaduais de Itapetinga e Itaberaba, na Serra da Cantareira, e decretou “limitação administrativa provisória” de oito mil hectares em Bertioga, que poderão ser transformados em nova área protegida.
Em nota, o WWF atribui o congelamento da área a um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas entregue ao secretário de meio ambiente Xico Graziano. O documento, organizado pela entidade, levanta a necessidade de se conservar a restinga, mangues e outros ecossistemas naquela porção do litoral paulista, principalmente frente ao crescimento urbano. Com a limitação administrativa, os oito mil hectares ficam bloqueados para qualquer atividade que traga degradação ambiental, como corte raso e plantio de árvores para fins comerciais.
“O congelamento pode ser um bom sinal para a criação da unidade de conservação em Bertioga, uma vez que as áreas dos parques na Cantareira também haviam sido congeladas antes da criação. Nós esperamos que esse seja um passo no processo de criação da área que sirva para preparar a sociedade da melhor forma possível para a chegada da área protegida”, disse em nota do WWF Luciana Simões, coordenadora do programa Mata Atlântica da ong.
O abaixo-assinado ainda está ativo na Internet e será entregue aos novos governador e secretário estadual de Meio Ambiente, quando tomarem posse. Mais informações aqui.
Leia também
COP20 da Cites reforçou medidas globais para proteger a biodiversidade
Decisões sobre pau-brasil, tubarões, bicho-preguiça, espécies endêmicas e aves canoras avançaram com articulação brasileira →
Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil
Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental →
Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF
Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida →




