Salada Verde

Sofrendo e não aprendendo

Temporais se avolumam no Brasil enquanto dirigentes reduzem a proteção de margens de rios e de encostas.

Salada Verde ·
7 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A poderosa temporada de chuvas deste ano já ceifou mais de 300 vidas, em sete estados, e é apenas uma amostra do que os climatologistas projetam para um futuro de mudanças do clima.

Vale lembrar que poucos dias antes da chuvarada, como noticiou O Eco, o governador Sérgio Cabral reduziu via decreto a proteção de margens de rios, córregos e nascentes em áreas urbanizadas municipais de todo o estado. Veja aqui. Também não se pode esquecer do governador Luiz Henrique da Silveira, de Santa Catarina, que atuou politicamente e sancionou um “código ambiental” para o estado permitindo maior ocupação de margens de rios e outras regiões. A medida foi adotada poucos meses após a tragédia que assolou o vale do rio Itajaí, também provocando uma centena de mortes. Veja aqui.

O Rio de Janeiro, por exemplo, já viveu catástrofes causadas por chuvas “anormais” em 1966, 1988 e 1996. Em 1988, morreram 289 pessoas, 734 ficaram feridas e 18.560 ficaram desabrigadas. Em 1996, morreram 56 pessoas. Obviamente ninguém aprendeu nada com os desastres passados e morros e várzeas continuaram ocupadas, sob as mais diversas e furadas justificativas. É o descolamento total entre política e as necessidades do país.

Hoje os tempos são de maior proteção aos ambientes naturais e, por consequencia, das populações, principalmente das mais carentes.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.