Levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase) mostra que o Brasil tem pelo menos 300 casos graves de desrespeito ao meio ambiente. Entre eles estão eventos de contaminação do solo, construção de hidrelétricas que impactarão comunidades tradicionais e biodiversidade e realização de empreendimentos controversos.
O trabalho foi feito em um ano e meio e, segundo a Fiocruz, não esgota as inúmeras situações irregulares existentes no país, mas reflete uma parcela importante dos casos. O estado com o maior número de conflitos elencados no estudo é São Paulo – 30 eventos citados. Isso acontece porque é lá que estão os passivos ambientais mais conhecidos e, não menos importante, onde há entidades ambientais atuantes, responsáveis por fornecer as informações.
O trabalho, chamado de Mapa da Injustiça Ambiental e de Saúde do Brasil, pode ser acessado pela internet. A idéia da Fiocruz é criar um diálogo com o leitor, já que o espaço está aberto para receber denúncias e para o monitoramento dos casos citados.(Cristiane Prizibisczki)
Atalho:
– Mapa da Injustiça Ambiental e de Saúde do Brasil
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →




