O Instituto Butantan divulgou nota hoje (19) informando que conseguiu recuperar 42 livros de registro da coleção de serpentes que havia no local. Os originais estavam armazenados num local distante do prédio incendiado. Há mais três livros que ainda precisam ser localizados, segundo o Instituto.
Os livros são de extrema importância porque é neles que estão registradas todas as espécies armazenadas no Prédio das Coleções, atingido pelo incêndio, incluindo nome científico e popular, data e local de coleta, nome do coletor e características das espécies. Isto é, ao menos alguns dados dos milhares de exemplares perdidos estão guardados.
Ainda segundo a nota do Butantan, todo o material didático que foi enviado às instituições de ensino, que incluíam exemplares de cobras, também já foi resgatado. Uma nova área dentro do Instituto está sendo adaptada e será disponibilizada para os estudos dos pesquisadores. Eles deverão catalogar e identificar o material que está sendo recuperado e também os novos exemplares que estão chegando à instituição. (Cristiane Prizibisczki)
Leia mais:
Leia também
Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém
Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós →
Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade
João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea →
Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre
Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto →




