Livros de registros a salvo

Instituto Butantan informou hoje que 42 livros de registros da coleção de serpentes foram salvos do incêndio.  Ainda falta localizar mais três.

19 de maio de 2010 · 14 anos atrás

O Instituto Butantan divulgou nota hoje (19) informando que conseguiu recuperar 42 livros de registro da coleção de serpentes que havia no local. Os originais estavam armazenados num local distante do prédio incendiado. Há mais três livros que ainda precisam ser localizados, segundo o Instituto.

Os livros são de extrema importância porque é neles que estão registradas todas as espécies armazenadas no Prédio das Coleções, atingido pelo incêndio, incluindo nome científico e popular, data e local de coleta, nome do coletor e características das espécies. Isto é, ao menos alguns dados dos milhares de exemplares perdidos estão guardados.

Ainda segundo a nota do Butantan, todo o material didático que foi enviado às instituições de ensino, que incluíam exemplares de cobras, também já foi resgatado. Uma nova área dentro do Instituto está sendo adaptada e será disponibilizada para os estudos dos pesquisadores. Eles deverão catalogar e identificar o material que está sendo recuperado e também os novos exemplares que estão chegando à instituição. (Cristiane Prizibisczki)