O Instituto Butantan divulgou nota hoje (19) informando que conseguiu recuperar 42 livros de registro da coleção de serpentes que havia no local. Os originais estavam armazenados num local distante do prédio incendiado. Há mais três livros que ainda precisam ser localizados, segundo o Instituto.
Os livros são de extrema importância porque é neles que estão registradas todas as espécies armazenadas no Prédio das Coleções, atingido pelo incêndio, incluindo nome científico e popular, data e local de coleta, nome do coletor e características das espécies. Isto é, ao menos alguns dados dos milhares de exemplares perdidos estão guardados.
Ainda segundo a nota do Butantan, todo o material didático que foi enviado às instituições de ensino, que incluíam exemplares de cobras, também já foi resgatado. Uma nova área dentro do Instituto está sendo adaptada e será disponibilizada para os estudos dos pesquisadores. Eles deverão catalogar e identificar o material que está sendo recuperado e também os novos exemplares que estão chegando à instituição. (Cristiane Prizibisczki)
Leia mais:
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Eleições na emergência climática: a escolha de quem não ignora riscos
O voto é uma decisão sobre capacidade de governo. É essencial incorporar uma nova pergunta ao exercício da cidadania: aqueles que pretendem ser eleitos compreendem o tempo histórico em que vivemos? →
Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da Mata Atlântica
Estudo apoiado pela FAPESP relata o primeiro caso de morte em massa de anfíbios causada por ranavirose na América do Sul. Patógeno também afeta répteis e peixes →
Garimpo dispara no Parque Nacional do Juruena e levanta alerta sobre avanço de facções
O desmatamento relacionado à mineração ilegal aumentou 660% no parque em apenas oito meses e relatos apontam possível envolvimento de facções criminosas →

