
Rio de Janeiro – No último mês de maio, a Câmara dos Vereadores de Maricá (RJ) aprovou, na íntegra, o texto do projeto de lei que permite a urbanização de 12% da restinga da Área de Preservação Ambiental (APA) da cidade.
Ainda não existe nenhum pedido de licenciamento para empreendimentos no interior da unidade de conservação feito ao Instituto Nacional do Ambiente (Inea), mas há a suspeita de que um grupo europeu tenha adquirido a área. Leandro Gomes e Silva, chefe da APA, afirma que, justamente por não haver qualquer proposta formal de construção, o movimento ambientalista olha com desconfiança para a nova regulamentação, que deve ser sancionada pelo prefeito em breve.
“Existem muitos valores ambientais na área. Dentre eles, a ocorrência de uma espécie de “ Peixe das Nuvens”, o Leptolebias citrinipinnis, peixe ameaçado de extinção e endêmico das lagoas sazonais da APA Maricá, além do lagarto Liolaemos lutzae, existente apenas nas restingas do Rio de Janeiro e em perigo. Fora isso, há espécies raras de orquídeas e bromélias, mas também borboletas, besouros e libélulas.As falésias, formações raríssimas no litoral Fluminense e formações geológicas como os dois cordões arenosos de cinco e sete mil anos de idade são outros atrativos”, finaliza Leandro. (Felipe Lobo)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O que leva caminhoneiros a atropelar ou desviar de animais silvestres em rodovias?
Cobras, tatus e tamanduás despertam emoções muito diferentes. Mas até que ponto isso influencia a reação de um caminhoneiro ao encontrar um animal na pista? →
Marina cobra criação de unidade de conservação na Serra da Chapadinha
Em vídeo postado nas redes sociais, a ex-ministra e candidata ao Senado se solidarizou com ambientalistas que lutam pela proteção da serra e foram vítimas de atentado em maio →
Restauração nos Lençóis Maranhenses e como resolver dois problemas com um plantio só
Além de recuperar 20 hectares da vegetação nativa do Cerrado e de restinga, plantio irá fechar acessos clandestinos ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses →

