Salada Verde

A Rússia criará novos parques nacionais

O país promete 3,8 milhões de hectares em reservas, decisão que o ajudará a concretizar suas obrigações nacionais de conservação da biodiversidade até o ano de 2020. 

Redação ((o))eco ·
6 de julho de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em 2002,  governos comprometeram-se em acabar com as altas taxas de perda da biodivesidade. Porém, apesar de sucessos localizados, nenhum conseguiu alcançar suas promessas e as perdas continuam a acontecer em taxas alarmantes. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, como declarado pela ONU, e o governo russo tomou providências crucias para proteção ambiental no país: a ampliação de áreas de proteção ambiental para quase 3% do território nacional .
 
A decisão do governo russo estabelece 9 novas reservas e 13 novos parques nacionais, introduzindo também uma zona de amortecimento marítima de mais de 1 milhão de hectares, cobrindo uma área total de mais de 3.8 milhões de hectares até 2020, aumentando em 500 mil ha as áreas de proteção ambiental já existentes e beneficiando muitas espécies ameaçadas.

“Pela primeira vez, o desenvolvimento de áreas de proteção na Rússia será baseado na análise de todos os dados acerca da diversidade biológica. A criação de áreas de proteção é crucial para salvar a biodiversidade rica e única da Rússia”, diz Vladimir Krever, coordenador de biodiversidade da WWF do país.
 
A decisão foi baseada na análise feita pela WWF em parceria com a The Nature Conservancy e a Fundação MAVA no período de 2006 a 2008 e sua meta é atingir os compromissos feitos pelo país na Convenção da Biodiversidade para proteger, com eficácia, áreas-chave que salvaguardam a biodiversidade. Mais de 300 especialistas concederam dados originais para a análise e participaram da discussão. Com base nesses dados, a WWF conseguiu representatividade no sistema federal de áreas protegidas e recomendou a criação de novas 70 reservas naturais e 71 paques nacionais na Rússia.(Laura Alves)


Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.