Salada Verde

Festa dos filhotes

Em primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca no litoral do Sul do país, pesquisadores surpreendem-se com número de juvenis.

Redação ((o))eco ·
4 de agosto de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
  Avistamento de fêmea e seu filhote
O Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil) com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou o primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca passando por toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada entre o Balneário Rincão e o Sul de Florianópolis.

O monitoramento conseguiu registrar 37 baleias, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes, nas regiões entre Torres (RS) e a Praia da Pinheira (SC). Os locais de maior densidade de indivíduos foram nas praias ao sul de Santa Catarina, o que é mais comum para o mês de julho. Porém, esse período é o da chegada das baleias ao litoral brasileiro registrando, geralmente, números mais baixos do que a temporada, no mês de Setembro.

“O que nos surpreendeu neste ano foi a quantidade de 13 filhotes avistados, cerca de 30% do total contabilizado neste primeiro sobrevoo. Esta é a proporção que geralmente é registrada em setembro, quando a maioria das francas que estão em nosso litoral já deram à luz. Nossa estimativa é de que as baleias franca que visitaram o litoral brasileiro em 2007 retornem neste ano já com novos filhotes, em um novo ciclo reprodutivo. Isto representa um número de aproximadamente 100 baleias franca esperadas para 2010”, explicou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil), Karina Groch.

O programa, iniciado em Julho continua até novembro, período em que as baleias francas saem da costa brasileira para se alimentarem em áreas próximas à Antártida. O monitoramento informa sobre a posição, a velocidade e a direção de deslocamento dos cetáceos na área próxima a Imbituba, para evitar que baleias entrem na Área de Segurança ( raio de 2km a partir do bate-estacas). Nesse trabalho o PBF se distribui em três pontos de observação: Morro do Farol, na encosta oposta ao Porto de Imbituba e o terceiro ponto no costão Sul da Praia da Ribanceira. (Laura Alves)


Filhote de baleia franca
 

Mais informações em:  www.baleiafranca.org.br  e www.krillcom.com.br/promofranca  

Leia também

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia

Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.