Salada Verde

Festa dos filhotes

Em primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca no litoral do Sul do país, pesquisadores surpreendem-se com número de juvenis.

Redação ((o))eco ·
4 de agosto de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
  Avistamento de fêmea e seu filhote
O Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil) com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou o primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca passando por toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada entre o Balneário Rincão e o Sul de Florianópolis.

O monitoramento conseguiu registrar 37 baleias, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes, nas regiões entre Torres (RS) e a Praia da Pinheira (SC). Os locais de maior densidade de indivíduos foram nas praias ao sul de Santa Catarina, o que é mais comum para o mês de julho. Porém, esse período é o da chegada das baleias ao litoral brasileiro registrando, geralmente, números mais baixos do que a temporada, no mês de Setembro.

“O que nos surpreendeu neste ano foi a quantidade de 13 filhotes avistados, cerca de 30% do total contabilizado neste primeiro sobrevoo. Esta é a proporção que geralmente é registrada em setembro, quando a maioria das francas que estão em nosso litoral já deram à luz. Nossa estimativa é de que as baleias franca que visitaram o litoral brasileiro em 2007 retornem neste ano já com novos filhotes, em um novo ciclo reprodutivo. Isto representa um número de aproximadamente 100 baleias franca esperadas para 2010”, explicou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil), Karina Groch.

O programa, iniciado em Julho continua até novembro, período em que as baleias francas saem da costa brasileira para se alimentarem em áreas próximas à Antártida. O monitoramento informa sobre a posição, a velocidade e a direção de deslocamento dos cetáceos na área próxima a Imbituba, para evitar que baleias entrem na Área de Segurança ( raio de 2km a partir do bate-estacas). Nesse trabalho o PBF se distribui em três pontos de observação: Morro do Farol, na encosta oposta ao Porto de Imbituba e o terceiro ponto no costão Sul da Praia da Ribanceira. (Laura Alves)


Filhote de baleia franca
 

Mais informações em:  www.baleiafranca.org.br  e www.krillcom.com.br/promofranca  

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.