Salada Verde

África perde Gilberto Vicente

Grande nome da conservação africana, Gilberto Vicente, é assassinado. Polícia desconfia de caçadores ilegais.

Redação ((o))eco ·
9 de agosto de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No dia 25 de Julho, Gilberto Vicente, diretor da Reserva Especial de Maputo em Moçambique foi assassinado por assaltantes desconhecidos. O oficial de 39 anos estava viajando da Reserva até a cidade de Maputo quando seis criminosos o surpreenderam e o mataram com oito tiros de pistolas e rifles. Seu companheiro de viajem, Carlos Nunes, ficou ferido. Os atacantes deixaram a cena do crime em diversos carros e não levaram nada. Isso aumenta a hipótese policial de que foi um assassinato contratado, já que Vicente combatia grupos de caçadores ilegais.

Muitos diretores de reservas e de outras posições que lidam com questões conservacionistas na África enfrentam duras batalhas contra a caça ilegal com poucos recursos e equipamentos. Existem apelos que pedem ao governo africano melhoria das condições de trabalho, além de apoio legal e treinamento de qualidade aos profissionais que possuem trabalhos perigosos junto à vida selvagem africana.

Gilberto Vicente era um diretor altamente comprometido com as questões conservacionistas, uma pessoa muito dedicada e de integridade máxima, sempre com um sorriso no rosto. Ele juntou-se ao Departamento de vida Silvestre em 1998 e trabalhou na diretoria no Parque Nacional de Limpopo antes de passar para a Reserva de Niassa. E, juntamente com seus colegas tanzanianos, recebeu o prêmio Markhor em 2008 durante a nona Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB). O prêmio, entregue pelo CIC (International Council of Game and Wildlife Conservation), considerava os esforços para a criação de uma área de conservação na fronteira entre a Tanzânia e Moçambique com 120 mil quilômetros quadrados para proteger a biodiversidade por meio do uso sustentável da vida selvagem.

Toda a comunidade de colegas conservacionistas, familiares e amigos estão extremamente tristes com a perda de um grande profissional que fará falta nas brigas pelas conservação nas reservas africanas. (Laura Alves)

Leia também

Notícias
20 de fevereiro de 2026

Três anos após tragédia, 203 hectares de encostas em São Sebastião seguem em recuperação

Deslizamentos ocorridos em fevereiro de 2023 deixaram 853 cicatrizes de desmatamento na cidade. Cerca de 70% da área já está recoberta de vegetação

Colunas
20 de fevereiro de 2026

Disputas e contradições continuam após a COP30

Plano Clima indica desafios de implementação; evitar mudanças profundas continua sendo uma linha de ação que envolve greenwashing, lobby e circulação de desinformação

Externo
20 de fevereiro de 2026

Como transformar a meta 30×30 de um slogan político para uma realidade ecológica

O recém-aprovado Tratado do Alto-Mar oferece uma oportunidade de proteger o oceano como nunca antes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.