Salada Verde

Governo estuda onde instalar nucleares

EPE e Eletronuclear vão estudar áreas que poderão receber novas usinas nucleares no Sudeste, Sul e Centro Oeste.

Redação ((o))eco ·
12 de agosto de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foi assinado, nessa quarta feira, um Acordo de Cooperação Técnica entre as empresas de Pesquisa Energética,  EPE e a Eletronuclear para o desenvolvimento de estudos preliminares para selecionar sítios de implementação de usinas nucleares no Brasil. Para os presidentes das empresas, Maurício Tolmasquim da EPE e Othon Luiz Pinheiro da Silva da Eletronuclear, a parceria é de máxima importância para a expansão da energia elétrica por energia nuclear no país.

O Acordo avalia as necessidades energéticas brasileiras apontadas em 2007 com o Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030). O planejamento aponta a necessidae de mais quatro usinas nucleares, com potência instaladas de 1.000 MW cada, além da continuidade da construção de Angra 3, que foi retomada no ano passado. Esse trabalho também irá complementar o primeiro estudo feito, exclusivamente na região Nordeste pela Eletronuclear.

As áreas do levantamento estão focados em áreas das regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste, regiões que poderiam receber novas usinas. E os dados utilizados na pesquisa utilizarão as bases públicas como do Ministério do Meio Ambiente, do IBGE, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da ANA (Agência Nacional de Àguas), juntamente com imagens detalhadas, adquiridas pelas empresas. 

“Como o potencial hidrelétrico brasileiro, que atualmente é a nossa prioridade, começa a se esgotar dentro de aproximadamente 20 anos, a energia nuclear passará a ser uma boa opção para a expansão do parque gerador nacional, complementada por fontes alternativas como a eólica e a biomassa”, avalia o presidente da EPE, Maurício Tomalsquim. (Laura Alves)

Para mais informações: www.epe.gov.br

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de julho de 2026

Tuberculose mata três macacos no Cetas-RJ; centro está em quarentena

Confirmação da doença que levou a óbito macacos-pregos no Cetas de Seropédica leva Ibama a estender suspensão no recebimento de novos animais

Salada Verde
3 de julho de 2026

PL que retarda ação de órgãos ambientais por dois anos tem urgência aprovada

Proposta de deputado do PL prevê que órgãos ambientais aguardem dois anos para aplicar medidas como embargos e apreensões em propriedades de até 560 hectares

Salada Verde
3 de julho de 2026

Enchentes do Rio Grande do Sul fundamentam novo conceito para identificar áreas de risco

Chamada de Zona de Arraste, nova classificação nomearia fenômeno onde a força da natureza transforma uma inundação em um fenômeno de alta capacidade destrutiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.