Salada Verde

Florestas de pé ganham novo incentivo

Edital lançado pelo Funbio, com recursos do governo da Alemanha, vai investir 4,8 milhões de reais em projetos de pagamento por serviços ambientais na Mata Atlântica.

Redação ((o))eco ·
20 de agosto de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

De pé, as florestas geram uma série de resultados indispensáveis à vida, como manutenção da qualidade dos recursos hídricos, equilíbrio do micro-clima e preservação da biodiversidade. Com estas características em mente, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade lançou um edital que premiará projetos voltados ao pagamento por serviços ambientais, redução das emissões de carbono ou fixação do mesmo na Mata Atlântica. Ao todo, a partir do apoio técnico e financeiro do governo da Alemanha, 4,8 milhões de reais serão aplicados nas instituições vencedoras, que só podem apresentar, cada, uma única proposta.

“Os pagamentos por serviços ambientais representam uma importante ferramenta para a conservação dos remanescentes de floresta da Mata Atlântica. A remuneração é de suma importância porque o tamanho e as baixas taxas de desmatamento do bioma dificultam a implantação de um sistema de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) convencional. Além disto, é na mata que estão localizados importantes nascentes e rios que abastecem grandes cidades brasileiras”, avalia Erika Polverari, coordenadora do programa.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A chamada faz parte do projeto Proteção da Mata Atlântica II, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente. As organizações sem fins lucrativos, instituições de pesquisa e ensino, empresas estaduais ou municipais de água, agências de bacias ou consórcios e associações municipais que tenham relação direta com o tema do edital podem pleitear o patrocínio até o dia 24 de setembro. Apenas projetos em fase de elaboração ou desenvolvimento serão agraciados, isto após uma etapa de enquadramento e outra de análise técnica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
17 de julho de 2026

Justiça determina demolição de construções irregulares feitas por condomínio em Rebio

Sentença estabelece ainda recuperação da área degradada por estruturas construídas ilegalmente por condomínio dentro da Reserva Biológica de Guaratiba, no Rio de Janeiro

Salada Verde
17 de julho de 2026

Em meio à crise climática, Porto Alegre recebe sua primeira Semana de Ação Climática

Entre 20 e 26 de julho, a capital gaúcha vai discutir resiliência climática, enquanto vivencia os impactos das enchentes de 2024 e se prepara para enfrentar um ‘super El Niño’

Externo
17 de julho de 2026

Profetas do tempo: água, sementes e futuro no sertão da abundância

Saberes ancestrais e inovações sociais constroem um futuro sustentável no interior do Piauí. Segundo episódio: A revolução agroecológica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.