Salada Verde

Cadastro de Unidades de Conservação

MMA melhora acesso ao banco de dados com catálogo de todas as UC's brasileiras.

Redação ((o))eco ·
26 de agosto de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em comemoração aos 10 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC (Lei nº 9.985/2000), o MMA lança o novo Portal do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação – CNUC. O portal possui um banco de dados cadastrais de todas as unidades de conservação brasileiras e suas principais informações, como sobre seu gerenciamento, abertura para visitação e plano de manejo.

O cadastro virtual é uma ferramenta  para análises e balanços sobre as 743 unidades de conservação (310 federais, 374 estatuais e 60 municipais), auxiliando na melhor aplicação de políticas públicas para a preservação. 

O CNUC é o banco de dados oficiais do SNUC, mantido pelo pelo Ministério do Meio Ambiente com a colaboração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e de outros 93 órgãos gestores estaduais e municipais. Esse recurso permite consultas públicas personalizadas de relatórios, mapas, além de possibilitar a utilização de filtros para pesquisas específicas, como categoria de manejo, esfera administrativa, UF, bioma e programas das unidades de conservação. Os dados são disponibilizados em formato de fichas que facilitam o acesso às informações.
 
Foram criados também 14 mapas pré-confeccionados que ilustram a distribuição das unidades de conservação nos biomas nas três esferas de gestão, além das áreas prioritárias para a conservação em todo o território brasileiro. 

Acesse:  www.mma.gov.br/cadastro_uc  

Leia também

Análises
8 de janeiro de 2026

No final, deu certo!

A história da criação da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba.

Salada Verde
7 de janeiro de 2026

Pesquisadores registram orquídea inédita no litoral do Paraná

Espécie é endêmica da Mata Atlântica, mas antes só fora vista na região sudeste do país; Exemplar foi encontrado no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

Análises
7 de janeiro de 2026

Seis lições da COP30 para 2026

Entre todas as conferências que acompanhei, nenhuma se aproximou do que vimos em Belém no que diz respeito à participação da sociedade. A cidade respirou e transpirou COP30

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.