Salada Verde

Madeira “flutuante” apreendida no Pantanal

Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul encontrou mais de 100 toras de aroeira no rio Apa, divisa com o Paraguai.

Redação ((o))eco ·
15 de setembro de 2010 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

PMA apreende aroeira ilegal “flutuando” no rio Apa.

Em operação de fiscalização conjunta no rio Apa no dia 10 de setembro, Policiais Militares Ambientais de Bonito e Bela Vista, apreenderam madeira ilegal em local conhecido como “Pesqueiro do Paulão”, divisa com o Paraguai.

As 101 firmes e as 107 lascas de aroeira apresentavam características de árvores recém cortadas. Os policiais suspeitam que essa madeira tenha sido retirada do país vizinho para ser transportada por flutuação até um local acessivel para veículos, entrando ilegalmente no Brasil. Os responsáveis pelo crime não foram localizados. A polícia acredita que eles fugiram para o território paraguaio ao avistar a fiscalização.

A fuga dos criminosos torna difícil sua captura por problemas de invasão de soberania nacional. Essa é apenas a segunda apreensão de aroeira no mesmo rio. Na primeira vez, a polícia chegou a ver os suspeitos fugindo para o Paraguai. Além do transporte “internacional” ser ilegal, pois toda madeira advinda de outro país deve seguir  todos os trâmites de importação e possuir a documentação ambiental correta junto ao IBAMA, a exploração da aroeira é ilegal, segundo portaria 83N de 1991 do IBAMA.  (Laura Alves, com informações PMA-MS)

Veja imagens da apreensão:

PMA de Bonito e Bela Vista resgatam madeira ilegal

PMA retira a madeira do rio e a leva apreendida  de volta para a margem brasileira

101 firmes e 107 lascas de aroeira apreendidos, a madeira havia sido cortada recentemente.

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta