Salada Verde

Costuras para um novo acordo

Primeira versão do protocolo sobre regras para uso e repartição de benefícios de recursos genéticos foi negociada no Canadá neste mês. Próximo passo é aprovação em outubro, no Japão.

Redação ((o))eco ·
21 de setembro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Representantes dos países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (CDB) estiveram reunidos na semana passada em Montreal, no Canadá, para finalizar a primeira versão do protocolo que será negociado durante a COP10, em outubro. O encontro vai ocorrer na cidade japonesa de Nagoya para discutir novas regras ára uso, provisão e divisão  de recursos genéticos. Mas tudo leva a crer, que, como nas reuniões anteriores, a aprovação não seja tão fácil.

Um dos objetivos da conferência é discutir a facilitação do so dos recursos biológicos para fins comerciais, científicos e conservacionistas, porém, assegurando quaisquer benefícios surgidos da divisão igualitária desses recursos com as comunidades e países dententores, constituindo um importante passo na conservação de recursos biológicos. 

Leia também

Reportagens
10 de setembro de 2024

Em Rio Branco, candidatos não tratam fumaça como emergência de saúde

((o))eco analisa como candidatos à prefeitura da capital acreana abordam alguns dos principais problemas ambientais da cidade: queimadas, secas, enchentes, saneamento básico e tratamento de água

Notícias
10 de setembro de 2024

Animais silvestres enfrentam fogo, fome e sede no Pantanal

ONGs tentam reverter veto do MT para ajuda à fauna nativa e avisam que a biodiversidade será prejudicada no longo prazo

Colunas
10 de setembro de 2024

Como a ciência cidadã transforma a pesquisa sobre o oceano

Com 80% do Oceano ainda inexplorado, a participação dos cidadãos na coleta de dados emerge como uma poderosa ferramenta para a conservação marinha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.