Costuras para um novo acordo

Primeira versão do protocolo sobre regras para uso e repartição de benefícios de recursos genéticos foi negociada no Canadá neste mês. Próximo passo é aprovação em outubro, no Japão.

21 de setembro de 2010 · 14 anos atrás

Representantes dos países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (CDB) estiveram reunidos na semana passada em Montreal, no Canadá, para finalizar a primeira versão do protocolo que será negociado durante a COP10, em outubro. O encontro vai ocorrer na cidade japonesa de Nagoya para discutir novas regras ára uso, provisão e divisão  de recursos genéticos. Mas tudo leva a crer, que, como nas reuniões anteriores, a aprovação não seja tão fácil.

Um dos objetivos da conferência é discutir a facilitação do so dos recursos biológicos para fins comerciais, científicos e conservacionistas, porém, assegurando quaisquer benefícios surgidos da divisão igualitária desses recursos com as comunidades e países dententores, constituindo um importante passo na conservação de recursos biológicos.