O Parque Estadual do Sumidouro em Minas Gerais sofre ameaças por um novo Projeto de Lei já em tramitação na Assembléia Legislativa. A proposta do deputado Adalclever Lopes (PMDB) é de revisão da categoria de unidade de conservação do Parque Estadual, reduzindo-o a uma Área e Proteção Permanente (APP). A mudança é significativa por direcionar uma unidade de proteção integral a diferenciações na gestão e uso dos recursos naturais.
O Projeto de Lei Nº 4840 de 17 de agosto de 2010 ameaça o patrimônio natural e histórico do Parque criado em 1980 e que enfrenta mais de 30 anos de luta por regularização de sua área. Hoje o parque abriga a diversidade biológica e beleza cênica da região cárstica, sítios arqueológicos, cavernas e vegetação nativa. Considerado patrimônio histórico-natural, o Parque do Sumidouro possui importância mundial para pesquisa e conservação. Em seu território foram encontrados registros de homens e animais pré-históricos, além de muitas outras descobertas para os ramos da arqueologia, paleontologia e espeleologia.
A região mineira, ao norte de Belo Horizonte, nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa estão vinculados ao desenvolvimento sustentável trazido pelo Parque, logo a categoria de unidade de conservação integral é importante, porém se associada a programas de geração de renda, consciência ambiental e pesquisa, garantindo a integridade do patrimônio ambiental resguardado pelo Parque Estadual do Sumidouro.
Um abaixo assinado de resguardo ao Parque do Sumidouro já transita paralelamente ao PL pela população brasileira como ação contrária à mudança e redução do Parque.
Confira o abaixo assinado: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7035
Leia também
Custos e clima extremo podem mudar o mapa da soja no Rio Grande do Sul
Fontes avaliaram que isso abre espaço para economias mais adaptadas ao bioma, como pecuária, uvas e oliveiras →
Plano Clima avança com concessões ao agro e mantém pontos sensíveis fora do enfrentamento direto
Brasil aprova Plano Clima com metas para cortar até 67% das emissões até 2035, após governo ceder ao agronegócio e ampliar incentivos →
Ataque a equipes do Ibama durante desintrusão da TI Apyterewa deixa um morto no Pará
Operação cumpre decisão do STF para retirada de invasores no sul do estado, onde a região é marcada por conflitos fundiários →




