Salada Verde

Encontrada nova espécie de lula

Pesquisa marinha no oceano Índico feita por embarcação da IUCN revela nova espécie de molusco.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 
Dr. Vladimir Laptikhovsky mostra a recém descoberta espécie

 
O Projeto Seamounts, conduzido pela União Internacional pela Conservação da natureza (IUCN), descobriu uma nova espécie de lula (Chiroteuthid spp.) pela análise de material coletado em expedição científica.

O cruzeiro de seis semanas pela região sul do oceano Índico fez parte integrante da pesquisa iniciada há um ano por experts dos ecossistemas marinhos, e possuía o objetivo de revelar os mistérios das “montanhas submersas” do fundo oceânico para ajudar na conservação e administração dos recursos marinhos da área. O resultado foi o encontro com uma nova espécie.

Para que a espécie fosse identificada e classificada como uma nova espécie, foram necessários 10 dias de trabalho para 21 cientistas. O trabalho de diferenciação da espécie exigiu análises morfológicas elaboradas, como orientação das fibras musculares e tamanho do estômago. Até agora, mais de 70 espécies, além dessa, já foram descritas pelos pesquisadores do cruzeiro Seamont, o que representa 20% da biodiversidade mundial de lulas.
 

A nova espécie, Chiroteuthid spp., possui 70 cm de comprimento. A foto aponta (no sentido anti-horário) a barbatana, o manto, os olhos, as ventanas e os tentáculos da lula, respectivamente.



 

Veja também
Fotografia  - Montanhas Marinhas

Para saber mais: http://seamounts2009.blogspot.com/

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.