Salada Verde

Universidade do RS ajuda no descarte de remédios

Federal do Rio Grande do Sul cria programa para informar a população sobre descarte incorreto de medicamentos que contaminam água, solo e causam danos à biodiversidade.

Redação ((o))eco ·
3 de dezembro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

É necessário incentivar a sociedade a direcionar seus resíduos médicos de uma maneira ambientalmente viável, evitando riscos à saúde humana e do meio ambiente. A divulgação ainda é pouca em relação aos postos de coleta ou sobre os procedimentos de destino, mas em Porto Alegre (RS) temos um exemplo.  a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe medicamentos dentro do prazo de validade e vencidos para destinação correta. O endereço da universidade é rua Ramiro Barcelos, 2500.

Problemas ambientais relacionados ao descarte incorreto de medicamentos são comuns pela falta de informação por parte da população em relação ao destino desses produtos químicos. O impacto ambiental mais comum e prejudicial é o descarte de medicamentos no lixo doméstico ou na rede de esgoto, causando contaminação e poluição, além de possíveis intoxicações.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



 Existem regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevêm o destino e a reciclagem  das drogas. Medicamentos devem ser levados a postos de coleta para que produtos sejam encaminhados corretamente. Produtos dentro do prazo de validade devem ser mantidos intactos para serem doados, enquanto os produtos vencidos são direcionados a aterros sanitários especializados. Com o descarte especial, minimizam-se os efeitos de contaminação de água, infiltração no solo e danos à biodiversidade. (Laura Alves)

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
18 de setembro de 2026

Duas cartas e uma conta que não fecha

No primeiro semestre deste ano, foram publicados dois importantes estudos relativos à conservação no Brasil e realizados dois fóruns igualmente importantes

Salada Verde
18 de setembro de 2026

91% dos brasileiros consideram importante que candidatos apresentem propostas climáticas

Pesquisa Ipsos encomendada pelo Observatório do Clima ouviu 1.800 pessoas e mostra que 62% consideram o tema muito importante; Veja Levantamento

Colunas
17 de setembro de 2026

A palavra que derruba a floresta

Na Amazônia, o discurso político pode estimular o desmatamento mesmo quando não há mudanças formais na legislação ou na fiscalização

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.