Salada Verde

Dia Mundial do Meio Ambiente: Brasil sediará as comemorações

As celebrações globais do Dia Mundial terão como tema a economia verde, assunto principal da Conferência Rio+20, que o país também sediará.

Daniele Bragança ·
27 de fevereiro de 2012 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente: é a segunda vez que Brasil sediará o evento. Foto: PNUMA.
Dia Mundial do Meio Ambiente: é a segunda vez que Brasil sediará o evento. Foto: PNUMA.

No campo da diplomacia ambiental, esse ano o Brasil parece estar revivendo 1992, mesmo que com novas roupagens. No começo da década de 90, o país sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92 (ou Eco-92) e no mesmo ano foi sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho. Em 2012, repetiremos a dose.  O Brasil sediará novamente a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro. E de novo sediaremos as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que debaterá sobre a economia verde, também tema principal da Conferência da ONU.

O anúncio foi feito na quarta-feira (22) em Nairóbi, no Quênia, pelo Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, e pela Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, durante coletiva de imprensa: “Nós estamos muito felizes por sediar as celebrações globais pelo meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil será uma grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do Desenvolvimento Sustentável nas semanas que antecedem a Conferência Rio+20”, declarou a Ministra.

Segundo nota divulgada pela assessoria de Comunicação do PNUMA Brasil, o tema do evento esse ano “Economia Verde: Ela te inclui?” tem como objetivo “avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.”

O PNUMA define economia verde como um ambiente econômico que consegue atingir baixas emissões de carbono, eficiência na utilização de recursos naturais e, ao mesmo tempo, é socialmente solidário. Estaremos acompanhando.

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

Justiça manda Funai retomar demarcação da Terra Indígena Sururuá, no Amazonas

Após mais de uma década de atraso, decisão fixa prazo de 12 meses para concluir a demarcação física da área habitada por povos Kokama e Tikuna

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

População apoia inclusão de educação oceânica no currículo escolar

Pesquisa nacional mostra que 9 em cada 10 brasileiros defendem a inclusão do oceano no ensino. Apoio ganha mais força de moradores de cidades litorâneas

Notícias
27 de janeiro de 2026

Multilateralismo climático precisa amadurecer, diz embaixador Corrêa do Lago

Em nova carta à comunidade internacional, presidente da COP30 propõe a criação de um “multilateralismo de dois níveis”, baseado no consenso e também na ação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.