Salada Verde

Polêmica sobre rios intermitentes adia decisão sobre Código

Parlamentares de mobilizam em busca de acordo que possibilite a apreciação das emendas à proposta. O tempo é curto e há risco da MP caducar.

Redação ((o))eco ·
28 de agosto de 2012 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Presidente da comissão mista, deputado Bohn Gass (centro), durante anuncio da decisão que iria suspender a votação por falta de acordo. Foto: Lia de Paula/Agência Senado
Presidente da comissão mista, deputado Bohn Gass (centro), durante anuncio da decisão que iria suspender a votação por falta de acordo. Foto: Lia de Paula/Agência Senado

Sem acordo, reunião de votação das emendas apresentadas à medida provisória que complementa o Código Florestal foi adiada para está quarta-feira (29/08). A votação, marcada para começar às 14h, foi adiada para às 15h30 e depois, suspensa para o dia seguinte. Tudo porque não se conseguiu entrar em acordo sobre o destaque aprovado que retira a proteção dos rios temporários. Para cancelar a emenda já aprovada, é necessário que todos os parlamentares da comissão mista aceite que a votação seja revista.

A emenda, de autoria do deputado Geovanni Queiroz (PDT-PA), foi aprovada por 15 votos a favor, contra 12. Na falta de unanimidade, o presidente da comissão mista, deputado Bohn Gass (PT-RS), passou a votação para amanhã, às 8h. Também falta acordo sobre as outras 30 emendas que ainda faltam ser apreciadas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O esforço que deverá ser feito é que a matéria seja votada o mais rápido possível. Faltam 41 dias para que a medida provisória perca a validade. Se os parlamentares não chegaram a um acordo essa semana, é muito provável que o projeto vire vinagre, o que na avaliação da própria bancada ruralista seria uma perda.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
24 de junho de 2026

Acordo provisório freia avanço da mineração de Belo Sun no Xingu

O acordo manteve a licença de instalação no centro da disputa e impede qualquer intervenção física no empreendimento por 60 dias

Reportagens
24 de junho de 2026

Quando a justiça tarda, mas não falha: a desocupação do Parque Estadual Guajará-Mirim

Unidade de conservação localizada em Rondônia que sofria com invasões e crimes ambientais passou por uma novela jurídica de anos, porém com direito ao final feliz

Colunas
24 de junho de 2026

O afeto e a empatia na formação de pesquisadores para um mundo mais sustentável e justo

Na Década da Ciência do Oceano, jovens pesquisadores mostram como relações humanas fortalecem respostas às crises socioambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.