![]() |
Há menos de um ano e meio para a entrada em vigor da lei que institui o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Ministério do Meio Ambiente lança um portal especifico para o controle do cumprimento de metas do plano nacional e dos acordos setoriais, que entrarão em vigor em agosto de 2014.
Os leitores e usuários da ferramenta podem fazer contribuições através da seção “Fale Conosco” do próprio site (http://srhursu.mma.gov.br/) . O portal é um instrumento previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto de 2010, após tramitar durante 19 anos pelo Congresso Nacional.
Uma das principais mudanças na nova legislação é o estabelecimento da responsabilidade compartilhada entre cada integrante da cadeia produtiva, composto por empresas, governo e consumidores.
Em agosto do ano passado expirou o prazo para que os municípios entregassem os planos locais de gestão dos resíduos sólidos: menos de 10% dos municípios conseguiram apresentar o documento na data estabelecida. Sem ele, os municípios não podem pedir recursos da União para cuidar dos lixões e limpeza urbana.
Ibama lança lista sobre Resíduos Sólidos
Ao mesmo tempo que o Ministério do Meio Ambiente lança o portal, outra medida importante para a gestão dos resíduos é lançada: o Ibama publicou, em dezembro, a Lista Brasileira de Resíduos Sólidos (Instrução Normativa Ibama nº 13, de dia 18 de dezembro de 2012) com a padronização de terminologia e linguagem.
Com a lista, será possível identificar a procedência, a tipologia e a destinação final do resíduo, gerando controle e, principalmente, estatística sobre o estado dos resíduos no País, o que só é possível com a padronização da linguagem.
Outra novidade será a identificação, através do código do resíduo, do processo que lhe deu origem e saber se é um produto que contém elementos contaminantes.
Inspirada na Lista Europeia de Resíduos Sólidos (Commission Decision 2000/532/EC), a Lista Brasileira também servirá para a implementação do Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos, que segundo o Ibama, já estará disponível ao usuários do Cadastro Técnico Federal neste ano.
Lixões: com prazo no fim, poucos municípios entregam planos
Apesar de nova lei, Brasil ainda vai conviver com lixões
Apesar de fechado, Gramacho é uma história inacabada
Estabelecido o prazo para o fim dos “lixões”
Saiba Mais
Portal do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos
Lista Brasileira de Resíduos Sólidos
Leia também
The other side of the United Arab Emirates and its efforts to conserve biodiversity
The country, which led efforts to save the Arabian oryx from extinction, is also investing in marine protected areas for dugongs, as explained by the Minister of Environment at the IUCN Congress →
Satélites e inteligência geoespacial reforçam proteção da Mata Atlântica
Operação de MPs e órgãos ambientais já aplicou R$ 116 mi em multas por desmates e outros delitos em estados do bioma →
Zona Verde da COP30 será aberta ao público e promete ampliar o diálogo climático em Belém
Espaço aberto durante a COP30, a Zona Verde será palco de debates, exposições e atividades culturais que aproximam a sociedade da agenda climática global →





