Após mudança do local onde será erguido o Estaleiro EISA, o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, assinou na segunda-feira (15) a Licença Prévia para o Estaleiro EISA, que será construído no município de Coruripe, em Alagoas. No ano passado, a licença foi negada, pois o local escolhido para a instalação do estaleiro não atendia aos requisitos.
Primeiramente pensado para ser instalado no Pontal de Cururipe, o Ibama sugeriu outro local, no mesmo município, com menos interferência na atividade extrativista no manguezal e na atividade pesqueira da região. O local escolhido foi o Miaí de Cima.
Outras mudanças no projeto original, como o aproveitamento do espaço disponível para o pátio industrial e a redução no volume de dragagem – de 3,5 milhões m³ de sedimentos para 770 mil m³ –, influenciaram na decisão do órgão ambiental.
O governo do estado comemorou a liberação da licença: “Alagoas venceu e os alagoanos venceram (…). Nunca deixei de acreditar na vinda do estaleiro para o Estado. Essa realidade está se concretizando a cada dia para o futuro dos alagoanos”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
A liberação do estaleiro EISA esteve no centro de polêmicas envolvendo políticos em Brasília. Com a recusa da licença prévia, parlamentares da bancada de Alagoas ameaçaram atrapalhar projetos em andamento no Congresso de interesse do órgão ambiental. Entre os parlamentares estava o atual presidente do Senado, Renan Calheiros.
“Nós sempre ajudamos, eu sempre tive boa vontade, mas, enquanto o Ibama não resolver esse problema de Alagoas, sinceramente eu não vou ter com o Ibama a mesma boa vontade que eu sempre tive”, disse Calheiros, na época.
A ameaça parece ter ficado para trás. A construção do Estaleiro terá um impacto de criação de 10 mil empregos diretos no terceiro estado mais pobre da federação.
Leia também
Fungos querem um lugar ao sol nas decisões da COP16
Ongs e cientistas alertam que a grande maioria das regiões mundiais mais importantes para conservá-los não tem proteção →
Parque Nacional do Iguaçu inaugura trilha inédita
Trilha Ytepopo possui um percurso de 5 km que segue caminho às margens do Rio Iguaçu e poderá ser feita pelos visitantes do parque →
Entrando no Clima #29 – Eleições americanas e a luta por maior proteção à biodiversidade do planeta
De Cali, Aldem Bourscheit traz os resultados parciais da COP de Biodiversidade. Neste episódio, ((o))eco também debate o futuro da luta climática diante das eleições nos EUA →