Salada Verde

Ibama dá sinal verde para a construção do Estaleiro EISA

Licença prévia foi concedida após mudança do local onde será erguido o empreendimento. Órgão sofreu ameaças ao negar a primeira licença.

Redação ((o))eco ·
17 de julho de 2013 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Pontal do Coruripe, antigo local onde seria erguido o estaleiro EISA. Ibama determinou a mudança no local do empreendimento para dar a licença. Foto: Tissiana Sousa /Flickr
Pontal do Coruripe, antigo local onde seria erguido o estaleiro EISA. Ibama determinou a mudança no local do empreendimento para dar a licença. Foto: Tissiana Sousa /Flickr

Após mudança do local onde será erguido o Estaleiro EISA, o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, assinou na segunda-feira (15) a Licença Prévia para o Estaleiro EISA, que será construído no município de Coruripe, em Alagoas. No ano passado, a licença foi negada, pois o local escolhido para a instalação do estaleiro não atendia  aos requisitos.

Primeiramente pensado para ser instalado no Pontal de Cururipe, o Ibama sugeriu outro local, no mesmo município, com menos interferência na atividade extrativista no manguezal e na atividade pesqueira da região. O local escolhido foi o Miaí de Cima. 

Outras mudanças no projeto original, como o aproveitamento do espaço disponível para o pátio industrial e a redução no volume de dragagem – de 3,5 milhões m³ de sedimentos para 770 mil m³ –, influenciaram na decisão do órgão ambiental.

O governo do estado comemorou a liberação da licença: “Alagoas venceu e os alagoanos venceram (…). Nunca deixei de acreditar na vinda do estaleiro para o Estado. Essa realidade está se concretizando a cada dia para o futuro dos alagoanos”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

A liberação do estaleiro EISA esteve no centro de polêmicas envolvendo políticos em Brasília. Com a recusa da licença prévia, parlamentares da bancada de Alagoas ameaçaram atrapalhar projetos em andamento no Congresso de interesse do órgão ambiental. Entre os parlamentares estava o atual presidente do Senado, Renan Calheiros.

“Nós sempre ajudamos, eu sempre tive boa vontade, mas, enquanto o Ibama não resolver esse problema de Alagoas, sinceramente eu não vou ter com o Ibama a mesma boa vontade que eu sempre tive”, disse Calheiros, na época.

A ameaça parece ter ficado para trás. A construção do Estaleiro terá um impacto de criação de 10 mil empregos diretos no terceiro estado mais pobre da federação.

Leia também

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Duas espécies de peixes das nuvens são descobertas no litoral de São Paulo

Peixes foram identificados a partir de análises de DNA de mais de 70 exemplares depositados em coleções científicas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.