Salada Verde

Ibama intensifica combate ao desmatamento no Amazonas

Após sucessivos aumentos de alerta de perda de floresta no sul do estado, órgão ambiental divulga resultados das ações de fiscalização.

Redação ((o))eco ·
1 de novembro de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Foto: Ascom/Ibama/AM
Foto: Ascom/Ibama/AM

Desde maio, o aumento nos alertas de desmatamento na região Sul do estado do Amazonas tem chamado a atenção. O Ibama intensificou a fiscalização nos dois municípios mais problemáticos: Lábrea e Boca do Acre. Os resultados parciais da operação Arãtareimo impressionam pelo montante apreendido.

Apenas no mês de outubro, foram aplicados cerca de R$14 milhões em multas e 2.658 hectares foram embargados, por destruição de floresta nativa sem autorização do órgão competente. As áreas embargadas não podem manter qualquer tipo de atividade produtiva que impeça a regeneração natural do terreno, sob pena de multa e apreensão de recursos, como o gado, por exemplo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



De acordo com o Imazon, em outubro, o Amazonas foi responsável por desmatar 24 km² de floresta, ficando em segundo lugar no ranking de campeões de desmatamento no período. O sul do estado é uma área de expansão agropecuária. O escoamento da produção se dá através da Transamazônica, que corta uma pequena parte da região e liga o Amazonas ao Pará.

A operação do Ibama é feita em conjunto com o apoio do Exército e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do estado.

 

 

Leia Também
Matupi torna-se o principal pólo de devastação do Amazonas
Rio Amazonas digere árvores arrastadas
Aranhas, escorpiões e insetos da Amazônia em fotos

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
28 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #6 – Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia

Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →

Salada Verde
28 de outubro de 2026

Amazônia registra menor desmatamento em unidades de conservação federais desde 2008

As UCs tiveram 111 km² desmatados em 2026, menor área da série histórica; Na Amazônia, a redução foi de 17%; no Cerrado, de 8%, em 2026, na comparação com o ano anterior →

Reportagens
27 de outubro de 2026

Políticas alimentares foram ‘totalmente degradadas’ sob Bolsonaro, afirma secretária 

Ana Terra Reis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fala sobre os desafios da agricultura familiar diante das disputas territoriais em plena crise climática →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.