Salada Verde

Ibama intensifica combate ao desmatamento no Amazonas

Após sucessivos aumentos de alerta de perda de floresta no sul do estado, órgão ambiental divulga resultados das ações de fiscalização.

Redação ((o))eco ·
1 de novembro de 2013 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Foto: Ascom/Ibama/AM
Foto: Ascom/Ibama/AM

Desde maio, o aumento nos alertas de desmatamento na região Sul do estado do Amazonas tem chamado a atenção. O Ibama intensificou a fiscalização nos dois municípios mais problemáticos: Lábrea e Boca do Acre. Os resultados parciais da operação Arãtareimo impressionam pelo montante apreendido.

Apenas no mês de outubro, foram aplicados cerca de R$14 milhões em multas e 2.658 hectares foram embargados, por destruição de floresta nativa sem autorização do órgão competente. As áreas embargadas não podem manter qualquer tipo de atividade produtiva que impeça a regeneração natural do terreno, sob pena de multa e apreensão de recursos, como o gado, por exemplo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



De acordo com o Imazon, em outubro, o Amazonas foi responsável por desmatar 24 km² de floresta, ficando em segundo lugar no ranking de campeões de desmatamento no período. O sul do estado é uma área de expansão agropecuária. O escoamento da produção se dá através da Transamazônica, que corta uma pequena parte da região e liga o Amazonas ao Pará.

A operação do Ibama é feita em conjunto com o apoio do Exército e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do estado.

 

 

Leia Também
Matupi torna-se o principal pólo de devastação do Amazonas
Rio Amazonas digere árvores arrastadas
Aranhas, escorpiões e insetos da Amazônia em fotos

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
29 de abril de 2026

Alerta severo: a infraestrutura de vitrine não protege as periferias de Belém

Com 225 decretos de emergência, os belenenses enfrentam o paradoxo de ter sediado o debate global enquanto suas periferias pagam o preço de uma urbanização que ignora as bacias hidrográficas da cidade

Colunas
29 de abril de 2026

O jeito inglês de matar subsídios agrícolas

Subsídios agrícolas viciam e podem levar ao ecosuicídio. Os conservadores ingleses criaram uma alternativa

Salada Verde
28 de abril de 2026

Ato em Santa Marta cobra fim da exploração de combustíveis fósseis

Marcha reúne moradores, povos indígenas e movimentos sociais durante conferência internacional sobre transição energética; Veja fotos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.