Salada Verde

Criada comissão para acompanhar transposição do rio São Francisco

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta. Comissão externa terá 1 ano para acompanhar andamento de uma das obras mais caras do país.

Redação ((o))eco ·
19 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Comissão acompanhará andamento da obra. Foto: Câmara dos Deputados
Comissão acompanhará andamento da obra. Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco, um dos carros chefes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), orçado atualmente em 8,2 bilhões.

A comissão será composta por 5 deputados titulares e igual número de suplentes. Ela avaliará o andamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O Rio São Francisco já apresenta sinais de assoreamento e diminuição de vazão antes mesmo da conclusão da transposição.

“As questões ambientais e os programas de revitalização da bacia hídrica do Rio São Francisco precisam ser amplamente conhecidos por todos os parlamentares não só em nível federal, como também em nível estadual e municipal”, argumenta o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que solicitou a criação da comissão, que funcionará por um ano.

As obras da transposição do Rio São Francisco deveriam ter sido concluídas em 2012, de acordo com o planejamento do Ministério da Integração Nacional, mas atrasaram.

 

 

Leia Também
Transposição com licença vencida
Rio São Francisco: os peixes se foram
O desafio de preservar e recuperar a Caatinga

 

 

 

Leia também

Reportagens
3 de junho de 2011

O desafio de preservar e recuperar a Caatinga

Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas reúne conhecimento para melhorar o manejo do bioma unicamente brasileiro.

Reportagens
4 de novembro de 2013

Rio São Francisco: os peixes se foram

Depois de diferentes expedições, cineastas e pesquisadores testemunham as transformações drásticas de um rio que não está mais para peixes.

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.