Salada Verde

Ibama autoriza funcionamento do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco

A validade da licença de operação (LO) está condicionada à continuidade da execução dos planos e programas socioambientais aprovados pelo órgão ambiental

Sabrina Rodrigues ·
24 de outubro de 2018 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 Transposição do rio São Francisco. Foto: Ibama.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu, na terça-feira (23), licença de operação autorizando o funcionamento do Eixo leste da Transposição do Rio São Francisco, onde a captação de água começa no município de Petrolândia (PE) estendendo-se por 217 quilômetros até chegar ao município de Monteiro, Paraíba.

A Licença de Operação é um documento que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra ou de atividades produtivas. É concedida após vistoria para verificar se todas as exigências foram atendidas.

O Ibama informa que o documento emitido baseou-se em critérios de avaliação como: programas ambientais de monitoramento da qualidade da água, conservação de fauna e flora, fornecimento de água e apoio técnico para pequenas atividades de irrigação, conservação e uso do entorno e das águas dos reservatórios, educação ambiental das populações envolvidas, monitoramento e controle de processos erosivos, apoio a reassentamentos das populações afetadas, identificação e salvamento de bens arqueológicos, além de apoio a comunidades indígenas e quilombolas na área de influência do projeto, recuperação de áreas degradadas pela obra e planos de ação para situações de emergência.

A validade da LO está condicionada à continuidade da execução dos planos e programas socioambientais aprovados pelo órgão.

 

Leia Também

O que é Licenciamento Ambiental

Transposição com licença vencida

A espera de um milagre

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2005

A espera de um milagre

O governo está pronto para transformar o São Francisco em canteiro de obra, mas não para revitalizá-lo. O relatório de impacto ambiental evidencia a falta de rumo.

Salada Verde
29 de março de 2011

Transposição com licença vencida

Consulta ao sistema do Ibama revela que licença para obras no São Francisco expirou na semana passada. Ministério da Integração nega.

Dicionário Ambiental
30 de junho de 2013

O que é Licenciamento Ambiental

Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre o instrumento de administração pública intitulado licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.