Notícias

Onça-pintada: uma nova esperança

Este casal de pequenas onças-pintadas nasceu no Parque Zoobotânico Vale, no Pará. Uma ótima notícia para a espécie que está ameaçada de extinção.

Redação ((o))eco ·
11 de agosto de 2014 · 12 anos atrás

Filhotes de onças-pintadas ([em]Panthera onca[/em]) no Parque Zoobotânico Vale, no Pará. É a segunda vez que o Parque consegue reproduzir a espécie que está ameaçada de extinção. Foto: Salviano Machado/Vale
Filhotes de onças-pintadas ([em]Panthera onca[/em]) no Parque Zoobotânico Vale, no Pará. É a segunda vez que o Parque consegue reproduzir a espécie que está ameaçada de extinção. Foto: Salviano Machado/Vale

A onça-pintada (Panthera onca) é um símbolo da fauna brasileira, encontrada em todos os biomas do país. Fora daqui, o felino pode ser encontrado nas regiões quentes e temperadas do continente americano, do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina. O desmatamento, a fragmentação de habitats e a caça predatória por pele, dentes e patas do animal, e pela a percepção de que o animal é um risco arebanhos e animais domésticos, foram responsáveis pelo desaparecimento da espécie. Protegida internacionalemnte, a onça-pintada consta nas listas de espécies ameaçadas de extinção do ICMBio como Vulnerável e da União Internacional para Conservação da natureza (IUCN) como Quase Ameaçada.

O nascimento dos filhotes de onça, uma fêmea preta e um macho pintado, no Parque Zoobotânico da Vale aumenta a expectativa de conservação da espécie. Uma ótima notícia.

 

Leia Também
Macaco-Aranha: contempla o seu futuro
Veste-amarela, estão a lhe roubar o guarda roupa
Sabiá-Pimenta: sobrevivência nos olhos é refresco

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de agosto de 2026

O século XXI começou no subsolo

O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Salada Verde
21 de agosto de 2026

Ibase aponta desafios da urbanização de favelas do Rio diante da crise climática

Levantamento com 10 mil moradores identifica problemas de arborização, drenagem, saneamento e manutenção em 18 favelas da capital do estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. romeutoth diz:

    é preciso leis mais contundentes para preservar a fauna brasileira