Salada Verde

Argentina devolve 177 animais traficados ao Brasil

Episódio ganha mais gravidade porque sugere rotas criminosas da Amazônia a países vizinhos de Mercosul

Aldem Bourscheit ·
5 de junho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Na última sexta (2), a Argentina devolveu espécimes brasileiras que haviam sido apreendidas em 5 de maio em Paso de los Libres, num veículo que teria cruzado por Uruguaiana, cidade fronteiriça no Rio Grande do Sul. 

A lista de animais amazônicos tinha 124 aranhas, 36 cágados (Podocnemis erythrocephala), 10 anacondas verdes (Eunectes murinus), 4 lagartos (Diploglossus lessonae), 2 jabutis (Chelonoidis denticulatus) e 1 jiboia (Boa constrictor)

Todos receberão cuidados num Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Caso apresentem boas condições, serão reintroduzidas tão logo possível em ambientes naturais, informa o Ibama.

Na ocasião, 2 argentinos com a carga foram detidos e, depois, liberados. Um inquérito da Polícia Federal seguirá apurando os crimes de contrabando e de receptação de animais. As penas podem chegar a 10 anos de prisão.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Salada Verde
14 de abril de 2023

Araras-canindé traficadas são reintroduzidas no Pantanal

Resgatadas em São Paulo ainda filhotes, araras foram repatriadas e reintroduzidas no Pantanal sul-mato grossense nesta quinta-feira (13)

Reportagens
6 de fevereiro de 2023

Criação amadora abastece o contrabando de aves

Relatório do governo afirma que a atividade não contribui para a conservação de espécies. ONG quer moratória nacional para registros

Notícias
11 de novembro de 2022

Investigação detecta comércio ilegal de peças de onça-pintada na internet

Em 10 anos, estudo identificou 230 postagens, das quais 71 também tinham imagens de partes do corpo do animal. Brasil está entre países que tiveram a maior incidência de anúncios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.