Salada Verde

Araras-canindé traficadas são reintroduzidas no Pantanal

Resgatadas em São Paulo ainda filhotes, araras foram repatriadas e reintroduzidas no Pantanal sul-mato grossense nesta quinta-feira (13)

Michael Esquer ·
14 de abril de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um grupo de oito araras-canindé (ara ararauna) pode finalmente ser reintroduzido na natureza depois de passar anos longe de casa. Resgatadas do tráfico de animais silvestres ainda filhotes, em São Paulo (SP), as araras foram repatriadas para Mato Grosso do Sul nesta semana. Mas antes disso, o grupo passou quatro anos em um viveiro mantido sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMASP).

“Nos últimos dois anos, elas ficaram em um ambiente [em São Paulo] onde foram preparadas para a soltura, aprendendo a voar e a se aclimatar com o ambiente natural delas”, conta a ((o))eco Larissa Alcântara, médica veterinária do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande (MS), onde as araras foram recebidas na terça-feira (11) em um voo do Programa Avião Solidário, da Latam. 

Na quarta-feira (12), o grupo de araras foi levado por uma equipe do Cras até Miranda (MS), no Pantanal. Segundo a médica, foi do bioma que as araras tinham sido levadas ilegalmente. Lá, as araras foram soltas nesta quinta-feira (13). “Bem cedo já abrimos o recinto e deixamos elas saírem aos poucos, sendo monitoradas o tempo todo. Todas saíram bem rápido e voaram para longe”, relata Alcântara, que acompanhou o processo. 

De acordo com a médica veterinária, é muito difícil que as araras retornem ao recinto, que fica em uma propriedade rural de Miranda (MS). “Lá tem muita variedade em alimento”, argumenta Larissa. “Quando elas demonstram sinais de volta é logo após a soltura. Quando saem, se dispersam e vão para longe [como aconteceu aqui] raramente elas acabam voltando”, acrescenta. 

Em Mato Grosso do Sul, não é comum o recebimento de animais para a soltura, disse a coordenadora do Cras, Aline Duarte. A repatriação do grupo de araras-canindé traficado ocorreu por conta do fato dele ter sido levado do próprio estado. “Só é feito essa soltura por nós quando o animal, independente da espécie, foi levado daqui”, explica Larissa. 

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Reportagens
29 de novembro de 2022

Desmate do Pantanal reduz grupos do papagaio-verdadeiro

Longo estudo constatou uma redução de um terço na renovação de populações onde o bioma foi prejudicado por desmate e pastagens exóticas. Espécie também é forte vítima do tráfico

Reportagens
6 de fevereiro de 2023

Criação amadora abastece o contrabando de aves

Relatório do governo afirma que a atividade não contribui para a conservação de espécies. ONG quer moratória nacional para registros

Salada Verde
19 de outubro de 2017

Arara-azul-de-lear é resgatada na Bahia

A ave foi avistada no município baiano de Euclides da Cunha. Animal sofreu um aumento do volume da articulação na asa direita, mas sem ferimentos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. José Maurício Barbanti Duarte diz:

    Sabem o que aconteceu com essas araras? Certamente morreram. Voaram para longe porque se perderam. Não conhecem o ambiente. Enquanto os órgãos que fazem estas solturas não fizerem o monitoramento com transmissores para saber o que está acontecendo, jamais saberemos se este manejo é adequado. Sempre fui contra estas solturas, elas são criminosas e O Eco teima em propagar isso como uma coisa boa. Não é!!!!