Notícias

Investigação detecta comércio ilegal de peças de onça-pintada na internet

Em 10 anos, estudo identificou 230 postagens, das quais 71 também tinham imagens de partes do corpo do animal. Brasil está entre países que tiveram a maior incidência de anúncios

Michael Esquer ·
11 de novembro de 2022 · 1 anos atrás

O maior felino das Américas está enfrentando uma ameaça generalizada, que já é detectável até em plataformas online. Investigação revela que, entre 2009 e 2019, foram detectadas pelo menos 230 postagens – em redes sociais e mercados online – de comércio ilegal de onça-pintada (Panthera Onca). Deste número, 71 apresentavam imagens que foram verificadas e confirmadas como sendo de partes do felino. O Brasil, por sua vez, está entre os países que tiveram a maior incidência de anúncios de venda ilegal. 

Com o apoio do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (USFWS, da sigla em inglês), o estudo foi desenvolvido por mais de 20 pesquisadores da Wild Conservation Society (WCS), e teve os resultados publicados em préprint no bioRxiv, repositório internacional de pré-publicações. Para a WCS, o cenário representa uma ameaça emergente às populações de onças-pintadas em toda a sua área de ocorrência. 

No total, a investigação examinou registros de 19 países e cobriu sete idiomas (espanhol, português, inglês, holandês, francês, chinês e vietnamita). Quanto às plataformas online, 31 foram analisadas, incluindo mercados online e redes sociais. Para a busca, foram utilizados termos e metodologias padronizadas.

Entre as 230 postagens detectadas de comércio ilegal do felino, uma triagem de imagens confirmou que, no mínimo, 71 delas continham imagens de diferentes partes de onça-pintada. Exibindo 125 peças no total, essas 71 postagens foram detectadas em 12 plataformas diferentes, sendo a maior parte em redes sociais (74,6%), e estavam em quatro idiomas: espanhol (50,7%), português (25,4%), chinês (22,5%) e francês (1,4%). 

A parte do corpo do animal mais detectada nas postagem foram os dentes. No total, são 156 postagens, que ofereceram pelo menos 367 dentes. Destes números, 42 postagens também tinham imagens, que exibiram, pelo menos, 95 dentes, confirmados visualmente por especialistas como sendo de onça. 

Entre os países que mais ofereceram dentes do felino, verificados visualmente para a venda, estão México (19 dentes), China (18), Bolívia (12) e Brasil (9). A segunda peça mais negociada da onça-pintada foi a pele, que incluiu postagens avaliadas como vinculadas à América do Sul.

Dentes de onça-pintada. Foto: Damian Rumiz/Museo Noel Kempff.

Fomento à ação de gestores

A publicação está sendo divulgada às vésperas da 19ª Conferência das Partes da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES CoP19), que, entre 14 e 25 de novembro deste ano, reúne diversas nações na cidade do Panamá. 

A expectativa é que a produção incentive países a considerarem a onça-pintada como um felino prioritário nas operações de fiscalização, medidas e controles para combater o crime contra a vida selvagem. Isto porque este é justamente o assunto que deve ser discutido entre as partes presentes no encontro. 

“Nossa equipe tem o prazer de compartilhar este estudo na esperança de que ele fortaleça os esforços para interromper o atual comércio ilegal de partes de onças-pintadas. A metodologia padronizada que desenvolvemos já foi aplicada de forma produtiva para documentar o comércio online visível e combater o tráfico de vida selvagem em vários táxons na região”, destaca John Polisar, o principal autor do estudo.

De acordo com a WCS, a pesquisa apresenta um panorama do comércio online de onça-pintada e métodos que podem ser úteis para muitas espécies que também são comercializadas na internet. A organização explica que o estudo foi feito para auxiliar a aplicação da lei nos países anfitriões e identificar o potencial comércio ilegal online de forma mais eficiente.

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Reportagens
11 de novembro de 2020

Caça e tráfico de onças disparam em estados bolivianos na fronteira com o Brasil

Investigação reforça que estados bolivianos próximos do Brasil são focos de caça e comércio clandestino de onças. Ilegalidades ganharam força com maior presença chinesa na América do Sul

Análises
14 de junho de 2020

Procura chinesa movimenta caça de onça-pintada e outros felinos nas Américas

Comércio ilegal de felinos movimenta a medicina milenar chinesa. Até quando a China, a despeito de preservar sua cultura, colocará em risco a biodiversidade de outros continentes?

Reportagens
9 de outubro de 2022

A rainha do Pantanal em carne, osso e pintas

Acuada por séculos de perda de habitat e caça, a onça-pintada só se mostra sem inibição no Pantanal, onde Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e o Chaco se encontram

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Marcos Borges Alves diz:

    Um absurdo isso!!! O ser humano, ele sim deveria ser extinto do planeta. Oooo raça viu!