Uma cartografia das iniciativas que articulam e refletem o urgente diálogo entre arte, ciência e ecologia na América Latina. Este é o mote do Eco-Lógicas Latinas, livro que reúne mais de uma dezena de perfis de artistas e projetos culturais dessa região do continente americano, e que será lançado presencialmente neste sábado (25) às 10h no Goethe-Institut, em São Paulo (SP).
Organizado por Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, da Act. Editora, a publicação trilíngue (PT-ES-EN) apresenta desde o trabalho “pós-apocalíptico” do artista argentino Adrián Villar Rojas, com instalações como Mi familia muerta (2009), até o projeto Botannica Tirannica (2022), exibido pela brasileira Giselle Beiguelman no Museu Judaico.
Além desses, a obra ainda apresenta outros dez artistas e projetos, como: Ana Teresa Barboza (Peru), artes vivas (Paraguai), Camila Marambio (Chile), Elvira Espejo Ayca (Bolívia), Green Art Lab Alliance (Global), Maria Thereza Alves (Brasil), Museo del Hongo (Chile), Silo – Arte e Latitude Rural (Brasil), Uýra Sodoma (Brasil) e Vivian Suter (Argentina).
“Na atual circunstância, a dicotomia entre cultura e natureza é insuficiente para pensarmos as urgências do contemporâneo e, muito menos, alternativas para um futuro que não seja o esgotamento dos recursos da terra e o fim da vida como a conhecemos. Diante das distopias do porvir, a ação mais urgente é a imaginação, e, por isso, a importância de colocarmos em discussão as práticas artísticas que possam fabular e inspirar caminhos possíveis”, escreve Ticoulat no prefácio da obra.
E se de um lado apresenta ao leitor 12 artistas e projetos que refletem esse intercâmbio entre arte, ecologia e ciência, de outro o livro se encerra com a exposição Vitalidades, da curadora do Museu de Arte Moderno do Rio de Janeiro (MAM Rio) Beatriz Lemos, onde outros 16 artistas também questionam a ideia ocidentalizada de ecologia. “O que me interessava ali era compor uma narrativa a partir da ideia de expansão do significado de natureza-meio ambiente-ecologia”, afirma Lemos.

Lançamento
25 de março, sábado, das 10h às 12h30
Goethe-Institut: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Pesquisa revela bactéria de mamíferos em piolho de ave marinha
Achado inédito em ave migratória sugere novas rotas de circulação de patógenos entre oceanos e amplia lacunas sobre a ecologia de bactérias associadas a mamíferos →
Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ
As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio →
Qualidade da água na Mata Atlântica estagna e pontos com nível “bom” despencam
Relatório da SOS Mata Atlântica mostra piora discreta, mas persistente, nas águas do bioma. Também averiguou que nenhum rio apresentou qualidade ótima em 2025 →

