Duas audiências públicas na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) debaterão este mês a legalidade e os impactos socioambientais do projeto turístico-imobiliário Ponta dos Castelhanos, na ilha de Boipeba.
A primeira foi agendada às 11h desta quarta-feira (5), na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. Foram convidados órgãos estaduais e federais, como Secretaria do Meio Ambiente, Ministério Público, Prefeitura de Cairu e Mangaba Cultivo de Coco, dona do empreendimento.
A segunda reunião está marcada para às 9h30min do dia 18, na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. A composição da mesa ainda não foi confirmada. As audiências devem ter transmissão online, pelos canais da Alba.
O imóvel Ponta dos Castelhanos toma quase 20% de Boipeba, onde estão previstas de início 67 residências, 2 pousadas de 25 quartos, hotéis, pista de pouso, píer, estradas, trilhas e estação de tratamento de resíduos.
O Ministério Público Federal (MPF) afirma que as terras são da União e ocupadas em parte por populações tradicionais, mas as obras foram autorizadas em março pelo governo estadual.
Projetos dos deputados estaduais Pablo Roberto (PSDB) e Hilton Coelho (PSOL) querem cancelar a licença. Na mesma direção, um abaixo-assinado já soma 93 mil nomes e um perfil online contra o empreendimento já atraiu mais de 25 mil seguidores.
Leia também

Órgãos federais de terras e ambiente não aprovaram projeto em Boipeba
MPF reitera que o megaempreendimento está em terras públicas da União e pede ao governo da Bahia a sua revogação imediata →

Projeto quer barrar licença para megaobra na ilha de Boipeba
Órgão público e empresa minimizam impactos socioambientais do projeto, que ganhou apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) →

Governo baiano autoriza resort de luxo que afetará Mata Atlântica e povoados tradicionais
A empreitada tem sócios como José Roberto Marinho, um dos herdeiros do Grupo Globo, e Armínio Fraga, economista e ex-presidente do Bacen →
Não é em Boipeba e sim em Cova da Onça . Nossa ilha . Nós moradores queremos muito esse empreendimento para um futuro melhor , para nossos filhos . Uma nova geração merece o melhor . Com opção de desenvolvimento .