Salada Verde

Governo baiano autoriza resort de luxo que afetará Mata Atlântica e povoados tradicionais

A empreitada tem sócios como José Roberto Marinho, um dos herdeiros do Grupo Globo, e Armínio Fraga, economista e ex-presidente do Bacen

Aldem Bourscheit ·
10 de março de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Organizações civis, moradores e pescadores da Ilha de Boipeba estão fulos com a autorização concedida esta semana pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia para o corte de Mata Atlântica e o início das obras de um resort da Mangaba Cultivo de Coco Ltda.

A empreitada turístico-imobiliária fica na Fazenda Ponta dos Castelhanos, no sul da ilha. A licença de instalação abarca uma área similar à de 1.700 campos de futebol, com infraestrutura viária, aeródromo, pousadas, píer, 67 lotes residenciais e 2 dois lotes para atividades sociais.

Como ((o))eco contou, em abril de 2019, o empreendimento está em áreas protegidas por lei federal e a empresa de cultivo de frutas tem como sócios José Roberto Marinho, um dos herdeiros do Grupo Globo, e Armínio Fraga, economista e ex-presidente do Banco Central no governo (1999-2003).

Em preto, a área poderá ser ocupada pelo projeto Turístico-Imobiliário Fazenda Ponta dos Castelhanos. Fonte. Divulgação Internet.

Em nossa reportagem, a liderança Raimundo Esmeraldino Silva, o Siri, alertou que áreas tradicionais de pesca eram bloqueadas, barracos de pescadores foram derrubados e que moradores que trabalhavam em fazendas tinham empregos ameaçados para “engolir o projeto”.

“Nunca plantaram [a empresa] um pé de coco, nem de mangaba. Pelo contrário, querem tirar os pés de mangaba que são parte de nossa renda e alimentação. Sempre tiramos nosso sustento da agricultura, do extrativismo e da pesca. Estão acabando com nossa cultura e nossa identidade”, desabafou Silva.

Análises do Ministério Público da Bahia sobre o licenciamento do Ponta dos Castelhanos determinaram a regularização fundiária de comunidades tradicionais e verificaram conflitos de competência entre órgãos públicos e impactos em mangues, nascentes e áreas de desova de tartarugas marinhas. O novo governador da Bahia, o autodeclarado indígena Jerônimo Rodrigues (PT) manteve intacta a direção do Inema. Em reportagem de fevereiro em ((o))eco, entidades civis declaram que as gestões do partido no estado foram uma “escola para a má gestão ambiental de Bolsonaro e Ricardo Salles”.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
1 de abril de 2019

Paraíso privatizado em ilha baiana

Empresa de cultivo de frutas planta condomínio em áreas protegidas por lei federal. José Roberto Marinho e Armínio Fraga são sócios. Comunidades são ameaçadas para que deixem seus territórios

Notícias
30 de maio de 2017

O mapa de tesouros ameaçados na Bahia

Estudo apresentado pelo WWF-Brasil e pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia aponta centenas de áreas importantes para a biodiversidade e manutenção de Recursos Hídricos

Reportagens
23 de fevereiro de 2023

“PT na Bahia foi escola para a má gestão ambiental de Bolsonaro e Ricardo Salles”, diz liderança baiana

Comunidades tradicionais e entidades ambientalistas cobram do governador Jerônimo que cesse o padrão de gestão insustentável de seus antecessores e se alinhe com o governo Lula

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 18

  1. Adalgisa Miranda diz:

    Por que é que quem já tem MUIIITOOO dinheiro, quer ganhar ainda mais dinheiro às custas dos menos favorecidos que, justamente por isso, cuidam melhor da natureza do que os que se dizem grandes empresários?
    É sempre assim. Vivem que não sabem mais onde por seu dinheiro e ainda querem destruir aquilo pelo que nada fizeram. Pensam que lhes veio de graça, “então vamos mais é usufruir e destruir, pois não nos custou nada”. Se
    apresentam como sendo “tanta coisa”, no entanto são “INCAPAZES DE PENSAR UM MÍNIMO SEQUER” que a continuidade da vida no planeta depende da integridade do equilíbrio ambiental que, diga-se de passagem, já está
    mais QUE SERIAMENTE DEVASTADO. Por que não vão TRABALHAR DE VERDADE? Deixem quietos a natureza e aqueles que vivem na simplicidade, pois isso lhes convém e é assim que vivem bem.
    A cada DISTORÇÃO que testemunho, sempre lembro de Lucas l7:1 – É impossível que não venham escândalos,
    mas, AI DAQUELE POR QUEM VIEREM! Que o Governo Federal e a Ministra do Meio Ambiente Sra. Marina Silva tomem devidas providências. Têm poder para isso. É hora de agir!.


    1. Noely Luft diz:

      É abominável esse empreendimento. Contém comigo para PROTESTAR CONTRA.


  2. Cintia diz:

    Sou frequentadora de Boipeba e nos últimos anos depois que a Globo trilhou para lá, a exploração de todas as formas e as drogas só vêm aumentando. Boipeba se tornou um lugar sem segurança. Destruíram Morro de São Paulo levando rave, drogas, prostituição. Boipeba ainda era uma vila de pescadores que acolhia pessoas de bem, pessoas que queriam um turismo simples e mais próximo da natureza. Agora esses sanguessugas vão destruir essa ilha também. 🥺😕


  3. Junior diz:

    Ai virou palhaçada!

    Cadê a porra dos malucos que ficavam vomitando tudo e mais um pouco em defesa do meio ambiente? Só é errado quando é com a oposição? Tem que barrar essa palhaçada ai!


  4. Sidney Silva Moura diz:

    Isso é a bosta de pais que vivemos
    Melhor destruir o meio ambiente em troca de dinheiro do que preservar a vida e garantir um futuro para nossos filhos


  5. Neia diz:

    Isso não pode acontecer! Vejam o que aconteceu em São Sebastião. Conheci Boipeba em 2004.lugar lindo de natureza intacta. Isso é CRIME!!!


    1. Noely Luft diz:

      Concordo, plenamente, é CRIME!


  6. maria idabel diz:

    Pra Dom roberto marinho a bahia se curvabunda com bunda com o pt.


  7. Lene diz:

    A preocupação do Pt é só com a Amazônia…. porque será?????


  8. Walrer diz:

    Há de se separar o joio do trigo.
    Lendo o texto, não é difícil de detectar o tendência falaciosa dos falsos ecoxatos que acreditam que a natureza por si é boazinha e maravilhosa. O que não é verdade. Existem lugares inóspitos onde a mão humana pode melhorar. Sempre que algum empreendimento no Brasil requer intervenção na natureza aparecem puristas dos que acham que índios são animais que devem viver isolados em suas aldeias…
    Muita calma nesta hora!
    Não se pode acreditar piamente em falsos ecologistas… tanto quanto nas boas intenções de empresários
    São ambos as pontas de cordas diferentes.


    1. RENATO diz:

      É por conta dessa Mão Humana que o planeta está indo ladeira abaixo. A Mão Humana faz muito bem o que dá dinheiro. Enquanto a ecologia não der lucro, será acusada de falsa ecologia e vista como um impecilho ao “progresso” que torna o que é “inóspito” em luxo.


  9. Antonio Aguiar diz:

    CRIME CRIME CRIME CRIME CRIME


  10. Paulo r f Silva diz:

    O que esperar de raposas em galinheiro? Eu acho é pouco!…. E virá mais…muito mais! Quem sobreviver verá! Entre duas pragas deve se escolher a menos nociva! Qualquer idiota sabe disso! Parabéns aos envolvidos!


  11. Tem que saber se Jerônimo está sabendo dessa liberação, ele é engenheiro agrônomo. Precisa certificar o que realmente está acontecendo…


  12. Souza Dilma diz:

    Esse que autorizou é o governador que se diz índio? ??


  13. MARCO ANTONIO ARAUJO MARTINS diz:

    A “bic” está na mão da atual gestão….


    1. Emerson diz:

      Sim. Na gestão anterior tentaram privatizar Jericoacoara, mas, ao contrário de vocês, a gente tem cérebro para mandar nossos escolhidos tomarem no rabo pelos erros que eles cometem.