Salada Verde

Audiências públicas analisam um megaprojeto privado na ilha de Boipeba

As reuniões tratarão da legalidade e de impactos socioambientais projetados para o empreendimento de empresários e investidores

Aldem Bourscheit ·
4 de abril de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Duas audiências públicas na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) debaterão este mês a legalidade e os impactos socioambientais do projeto turístico-imobiliário Ponta dos Castelhanos, na ilha de Boipeba. 

A primeira foi agendada às 11h desta quarta-feira (5), na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. Foram convidados órgãos estaduais e federais, como Secretaria do Meio Ambiente, Ministério Público, Prefeitura de Cairu e Mangaba Cultivo de Coco, dona do empreendimento.

A segunda reunião está marcada para às 9h30min do dia 18, na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. A composição da mesa ainda não foi confirmada. As audiências devem ter transmissão online, pelos canais da Alba.

O imóvel Ponta dos Castelhanos toma quase 20% de Boipeba, onde estão previstas de início 67 residências, 2 pousadas de 25 quartos, hotéis, pista de pouso, píer, estradas, trilhas e estação de tratamento de resíduos. 

O Ministério Público Federal (MPF) afirma que as terras são da União e ocupadas em parte por populações tradicionais, mas as obras foram autorizadas em março pelo governo estadual.

Projetos dos deputados estaduais Pablo Roberto (PSDB) e Hilton Coelho (PSOL) querem cancelar a licença. Na mesma direção, um abaixo-assinado já soma 93 mil nomes e um perfil online contra o empreendimento já atraiu mais de 25 mil seguidores.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
24 de março de 2023

Órgãos federais de terras e ambiente não aprovaram projeto em Boipeba

MPF reitera que o megaempreendimento está em terras públicas da União e pede ao governo da Bahia a sua revogação imediata

Reportagens
15 de março de 2023

Projeto quer barrar licença para megaobra na ilha de Boipeba

Órgão público e empresa minimizam impactos socioambientais do projeto, que ganhou apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT)

Salada Verde
10 de março de 2023

Governo baiano autoriza resort de luxo que afetará Mata Atlântica e povoados tradicionais

A empreitada tem sócios como José Roberto Marinho, um dos herdeiros do Grupo Globo, e Armínio Fraga, economista e ex-presidente do Bacen

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Luciana de Jesus Souza diz:

    Não é em Boipeba e sim em Cova da Onça . Nossa ilha . Nós moradores queremos muito esse empreendimento para um futuro melhor , para nossos filhos . Uma nova geração merece o melhor . Com opção de desenvolvimento .