Salada Verde

BNDES financia projetos de restauração ecológica e economia florestal

Entre os itens financiáveis estão a aquisição de sementes e mudas, compra de máquinas e equipamentos, implantação de cercas e viveiros, assistência técnica

Sabrina Rodrigues ·
27 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Entre os itens financiáveis pelo BNDES estão a aquisição de sementes e mudas, a compra de máquinas e equipamentos, a implantação de cercas e viveiros, a contratação de treinamentos e de assistência técnica, entre outros. Foto: Mayra Rosa CicloVivo/Flickr.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está financiando projetos que promovam a recuperação, a manutenção e o uso sustentável da vegetação em biomas brasileiros. Entre os itens financiáveis estão a aquisição de sementes e mudas, a compra de máquinas e equipamentos, a implantação de cercas e viveiros, a contratação de treinamentos e de assistência técnica, entre outros.

Estão aptos a receber apoio financeiro do BNDES empreendimentos de restauração ecológica com espécies nativas; de manejo florestal de áreas com vegetação nativa existente; de plantio biodiverso de espécies nativas com fins econômicos, plantio homogêneo de espécies nativas e plantio consorciado de espécies nativas e exóticas em reservas legais; e sistemas agroflorestais.

Entre os programas e linhas de crédito do BNDES voltados para restauração ecológica e economia florestal, destacam-se o Programa Fundo Nacional de Mudança do Clima (Fundo Clima), o BNDES Finem – Recuperação e Conservação de Ecossistemas e Biodiversidade e o BNDES Finem – Agropecuária. Os financiamentos com essa finalidade também podem combinar diferentes linhas, com diferentes condições.

O banco afirma estar alinhado com os avanços na implementação do novo Código Florestal e com os compromissos internacionais assumidos pelo país no Acordo de Paris.

O valor mínimo para financiamento é de R$ 3 milhões, a depender da linha, e a participação do Banco é de até 80% do projeto.

Mais informações sobre quem pode solicitar, como proceder, programas, as linhas de crédito, prazos, condições podem ser obtidas em www.bndes.gov.br/economia-florestal .

 

Leia Também

BNDES corta apoio a térmicas fósseis

BNDES não pode repassar recursos para Belo Monte

Brasil pode ser líder na restauração florestal

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
26 de novembro de 2013

Brasil pode ser líder na restauração florestal

O país iniciou a elaboração do Plano Nacional de Restauração. Corredor de Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema é exemplo de sucesso.

Notícias
29 de outubro de 2013

BNDES não pode repassar recursos para Belo Monte

Obras estão suspensas por determinação do Tribunal Regional Federal-DF. A multa é de R$ 500 mil por dia, caso as decisões sejam desrespeitadas.

Reportagens
3 de outubro de 2016

BNDES corta apoio a térmicas fósseis

Banco anuncia que não dará mais crédito a usinas movidas a óleo combustível e carvão mineral, reduzirá sua participação em grandes hidrelétricas e aumentará em solar e eficiência energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. umbrios27 diz:

    Essa é uma linha de crédito nova, ou já era parte do programa do BNDES e não havia muita propaganda sobre ela (e por isso havia pouco uso), ou já existia e agora recebeu aporte de dinheiro (permitindo mais gente tentar conseguir o empréstimo), ou… bem, basicamente, por que o programa se tornou notícia agora?