Salada Verde

Bolsa Verde apoiará proteção de espécies ameaçadas

Resolução do Ministério do Meio Ambiente pretende expandir o Programa Bolsa Verde com o objetivo de preservar espécies da fauna e da flora ameaçadas

Sabrina Rodrigues ·
13 de junho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Reserva Extrativista Chico Mendes, Acre. Foto: Nanda Melonio/Flickr.
Reserva Extrativista Chico Mendes, Acre. Foto: Nanda Melonio/Flickr.

As comunidades que usam as áreas onde vivem de forma sustentável ganharão um incentivo do governo. Na última sexta-feira (9), foi publicado no Diário Oficial da União, a Resolução do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estabelecendo critérios sobre áreas rurais relevantes para a conservação de espécies ameaçadas de extinção que se enquadram no Programa de Apoio à Conservação Ambiental, o Programa Bolsa Verde.

Dessa forma, as famílias que se enquadram nos requisitos poderão receber um benefício de R$ 300,00 a cada três meses. Segundo o governo, com a medida, pretende-se expandir o papel do Bolsa Verde como um recurso importante para a preservação de espécies da fauna e da flora ameaçadas. O Programa Bolsa Verde foi implementado em 2011.

A inclusão das famílias devem obedecer os critérios estabelecidos na Lei  nº 12.512, de 14 de outubro de 2011 – Programa de Apoio à Conservação Ambiental, ou seja, estarem em situação de extrema pobreza, terem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e desenvolverem atividades de conservação nas áreas previstas.

Leia Também

Floresta em pé, dinheiro no bolso

O preço da economia verde

Mercado de reserva legal abre oportunidade para proprietários

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
15 de maio de 2013

Mercado de reserva legal abre oportunidade para proprietários

Iniciativa da BVRio quer facilitar a vida de donos de terras em áreas de preservação que estão à espera de indenização do Estado.

Reportagens
28 de março de 2016

O preço da economia verde

Com críticas ao mercado de carbono, ao acordo da COP21 e à privatização da natureza, participantes de debate em São Paulo defendem saída política para crise ambiental

Reportagens
3 de novembro de 2008

Floresta em pé, dinheiro no bolso

Programa de Minas Gerais paga a proprietários pelo reflorestamento de suas reservas legais. Sociedade civil apóia a idéia, mas cobra maior transparência nos investimentos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.