Salada Verde

Brasil cria secretaria para implantar sistema de comércio de emissões

Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono, vinculada ao Ministério da Fazenda, será responsável por coordenar e regulamentar o novo Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE)

Karina Pinheiro ·
17 de outubro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O governo federal instituiu nesta quarta-feira (15), a Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono, vinculada ao Ministério da Fazenda. A nova estrutura será responsável por exercer, de forma temporária, as funções do órgão gestor do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), mecanismo previsto pela Lei nº 15.042/2024 que estabelece regras para a negociação de créditos de carbono no país

De acordo com o Decreto nº 12.677/2025, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16), a secretaria terá duas subsecretarias: Regulação e Metodologias e Implementação. Elas irão formular normas, monitorar atividades econômicas reguladas e gerenciar o registro central do sistema. A pasta também coordenará ações com órgãos nacionais e internacionais voltadas à descarbonização e à transparência do mercado de carbono.

Com a medida, o governo dá um passo decisivo na criação da infraestrutura institucional necessária para operacionalizar o SBCE, considerado peça central na estratégia brasileira de transformação ecológica. O decreto ainda altera a estrutura regimental do Ministério da Fazenda, incluindo a Subsecretaria de Transformação Ecológica, encarregada de integrar políticas econômicas e ambientais em prol do desenvolvimento sustentável.

  • Karina Pinheiro

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área científica e ambiental, com experiência na área há mais de 2 anos.

Leia também

Reportagens
25 de outubro de 2016

Brasil tenta regular novo mercado de carbono

Proposta submetida pelo governo para a conferência do clima de Marrakesh busca levar créditos de Kyoto para dentro do novo regime e irrita ambientalistas ao excluir florestas mais uma vez

Reportagens
8 de dezembro de 2015

Brasil propõe criar novo mercado de carbono

Proposta conjunta com a União Europeia sugere que países em desenvolvimento, governos locais e até mesmo empresas poderiam fazer transações de direitos de poluição e descontá-los de metas de redução de emissões.

Reportagens
16 de março de 2023

Interesse por mercado de carbono ressuscita conflitos agrários na Amazônia

Em Xapuri (AC) extrativistas são intimados a deixar área cobiçada por fazendeiro para investir em crédito de carbono. Região protagonizou "empates" liderados por Chico Mendes na década de 1980

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.