Animais pouco conhecidos pela ciência, dificilmente encontrados em campo, e majoritariamente estudados em zoológicos, cachorros-vinagres (Speothos venaticus) surpreenderam o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, que possui parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), ao aparecerem em armadilhas fotográficas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior parque nacional do Brasil, no Amapá.
É a primeira vez que o Programa Monitora registra em fotos o animal no local. Havia relatos dos moradores do entorno sobre a presença do cachorro-vinagre na região, mas faltava a confirmação. O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área protegida federal do país, com 38.651 quilômetros quadrados, área superior ao estado do Alagoas, que tem 27.768 km².
Simpáticos
Os cachorros-vinagres vivem em bandos de 2 a 12 indivíduos, possuem uma pelagem castanha-avermelhada e medem entre 57 e 75 cm de comprimento. Podem pesar entre 5 a 8 kg e são os menores canídeos do Brasil.
Habitam principalmente florestas e já foram registrados nos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, com casos raros de aparição na Caatinga.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de ser um mamífero de avistamento raro, a espécie está Vulnerável (VU) à extinção. As principais ameaças são a perda de habitat para a agricultura e monocultura e a caça ilegal.
Leia também
Cachorros-vinagres são filmados no Parque Nacional das Emas
Animais surpreenderam um grupo de pesquisadores que exploravam o local. Matilha demostrou não se incomodar com a presença dos visitantes. →
O elusivo Cachorro-vinagre
A coloração avermelhada dos pelos e o característico odor de vinagre dão nome ao homenageado do ((o))eco da semana. →
Registro de cachorro-vinagre no norte de Minas Gerais
Armadilhas fotográficas instaladas pelo WWF e Instituto Biotrópicos capturam registro raro de cachorro-vinagre em Minas Gerais. →
Eles são muito lindos! Que bom saber que em algum lugar, ainda estão por lá ! ❤️
Esses cachorros parecem muito simpáticos.
Plural de Cachorro-vinagre é Cachorros-vinagre.
Muito bom. Isso demonstra a importância das unidades de conservação e centros de pesquisa aos cuidados do ICMBio. Uma pena a sociedade se interessar tão pouco por isso.
Já avistamos um desses não em bando mais solitário e fomos atacado aqui no amazonas em Coari…. infelizmente tivemos que agir….
Eu tenho uma foto com um deles no meu colo.