Salada Verde

Cachorros-vinagres são fotografados no maior parque federal do país

Ameaçada de extinção, espécie foi registrada pela primeira vez no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, através de armadilhas fotográficas

Heloisa Gamero ·
15 de abril de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Animais pouco conhecidos pela ciência, dificilmente encontrados em campo, e majoritariamente estudados em zoológicos, cachorros-vinagres (Speothos venaticus) surpreenderam o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, que possui parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), ao aparecerem em armadilhas fotográficas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior parque nacional do Brasil, no Amapá. 

É a primeira vez que o Programa Monitora registra em fotos o animal no local. Havia relatos dos moradores do entorno sobre a presença do cachorro-vinagre na região, mas faltava a confirmação. O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área protegida federal do país, com 38.651 quilômetros quadrados, área superior ao estado do Alagoas, que tem 27.768 km².

Simpáticos

Os cachorros-vinagres vivem em bandos de 2 a 12 indivíduos, possuem uma pelagem castanha-avermelhada e medem entre 57 e 75 cm de comprimento. Podem pesar entre 5 a 8 kg e são os menores canídeos do Brasil. 

Habitam principalmente florestas e já foram registrados nos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, com casos raros de aparição na Caatinga. 

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de ser um mamífero de avistamento raro, a espécie está Vulnerável (VU) à extinção. As principais ameaças são a perda de habitat para a agricultura e monocultura e a caça ilegal. 

  • Heloisa Gamero

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), observadora de pautas ambientais e de direitos humanos no mundo inteiro

Leia também

Notícias
3 de novembro de 2015

Cachorros-vinagres são filmados no Parque Nacional das Emas

Animais surpreenderam um grupo de pesquisadores que exploravam o local. Matilha demostrou não se incomodar com a presença dos visitantes.

Notícias
26 de julho de 2013

O elusivo Cachorro-vinagre

A coloração avermelhada dos pelos e o característico odor de vinagre dão nome ao homenageado do ((o))eco da semana.

Notícias
25 de outubro de 2012

Registro de cachorro-vinagre no norte de Minas Gerais

Armadilhas fotográficas instaladas pelo WWF e Instituto Biotrópicos capturam registro raro de cachorro-vinagre em Minas Gerais.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 6

  1. Deise Fermino diz:

    Eles são muito lindos! Que bom saber que em algum lugar, ainda estão por lá ! ❤️


  2. Carlos Marques diz:

    Esses cachorros parecem muito simpáticos.


  3. REGIS ROBERTO RUSCHEL diz:

    Plural de Cachorro-vinagre é Cachorros-vinagre.


  4. Flavio Zanchetti diz:

    Muito bom. Isso demonstra a importância das unidades de conservação e centros de pesquisa aos cuidados do ICMBio. Uma pena a sociedade se interessar tão pouco por isso.


  5. Marcus llima diz:

    Já avistamos um desses não em bando mais solitário e fomos atacado aqui no amazonas em Coari…. infelizmente tivemos que agir….


  6. Renato Costa diz:

    Eu tenho uma foto com um deles no meu colo.