Cachorros-vinagres são fotografados no maior parque federal do país

Ameaçada de extinção, espécie foi registrada pela primeira vez no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, através de armadilhas fotográficas

Heloisa Gamero ·

Animais pouco conhecidos pela ciência, dificilmente encontrados em campo, e majoritariamente estudados em zoológicos, cachorros-vinagres (Speothos venaticus) surpreenderam o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, que possui parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), ao aparecerem em armadilhas fotográficas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior parque nacional do Brasil, no Amapá.

É a primeira vez que o Programa Monitora registra em fotos o animal no local. Havia relatos dos moradores do entorno sobre a presença do cachorro-vinagre na região, mas faltava a confirmação. O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área protegida federal do país, com 38.651 quilômetros quadrados, área superior ao estado do Alagoas, que tem 27.768 km².

Simpáticos

Os cachorros-vinagres vivem em bandos de 2 a 12 indivíduos, possuem uma pelagem castanha-avermelhada e medem entre 57 e 75 cm de comprimento. Podem pesar entre 5 a 8 kg e são os menores canídeos do Brasil.

Habitam principalmente florestas e já foram registrados nos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, com casos raros de aparição na Caatinga.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de ser um mamífero de avistamento raro, a espécie está Vulnerável (VU) à extinção. As principais ameaças são a perda de habitat para a agricultura e monocultura e a caça ilegal.

• Heloisa Gamero