Salada Verde

Campanha de doações para as Brigadas Pantaneiras é lançada pela SOS Pantanal

Após intenso período de queimadas na região em novembro, instituto busca ampliar a rede de brigadas e desenvolvê-la

Júlia Mendes ·
5 de dezembro de 2023 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Instituto SOS Pantanal lançou uma campanha de doações para a ampliação e desenvolvimento do projeto Brigadas Pantaneiras, que atua no combate ao fogo na região desde o ano de 2020. Até outubro de 2023, as brigadas foram responsáveis pela diminuição em 94,5% de área queimada em suas locações, com redução de 96,2% dos focos de calor. 

Atualmente, são 24 brigadas participantes da rede. Nesta nova fase de atuação, o SOS Pantanal busca consolidar uma rede de 59 brigadas atuantes. As Brigadas Pantaneiras têm como principal objetivo prevenir e responder aos focos de incêndio. Além disso, busca estruturar fazendas e comunidades para desempenhar papéis cruciais em operações coordenadas pelas instituições competentes. A formação de uma rede de brigadas rurais é a chave para a eficácia do trabalho.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Segundo o Instituto, as doações contribuirão diretamente para cobrir custos de logística e operação dos brigadistas, que enfrentam riscos diários para proteger a fauna, flora e o equilíbrio ecológico do Pantanal. As doações serão destinadas para treinamentos essenciais, equipamentos vitais, planos de manejo integrado do fogo, monitoramento remoto e assessoria técnica. 

As dioações podem ser feitas pelo Pix da SOS Pantanal: [email protected]. Mais informações sobre como doar podem ser obtidas no site da instituição

  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
29 de abril de 2026

O jeito inglês de matar subsídios agrícolas

Subsídios agrícolas viciam e podem levar ao ecosuicídio. Os conservadores ingleses criaram uma alternativa

Salada Verde
28 de abril de 2026

Ato em Santa Marta cobra fim da exploração de combustíveis fósseis

Marcha reúne moradores, povos indígenas e movimentos sociais durante conferência internacional sobre transição energética; Veja fotos

Notícias
28 de abril de 2026

Povos indígenas levam proposta para banir expansão fóssil em territórios à conferência na Colômbia

Em Santa Marta, indígenas defendem territórios livres de petróleo e pressionam por uma transição energética baseada em justiça climática, direitos e autodeterminação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.