Salada Verde

Inquérito sobre ONG de Alter do Chão é arquivado pelo Ministério Público do Pará

Cerca de oito mil documentos do Projeto Saúde & Alegria, referentes a 10 anos de contas, foram analisados, sem que indícios de fraude tivessem sido encontrados

Cristiane Prizibisczki ·
4 de maio de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Após passar por quatro anos de intenso escrutínio, o Projeto Saúde & Alegria, que atua em Alter do Chão (PA), não é mais alvo de investigações. O Ministério Público do Pará arquivou o inquérito que investigava possíveis fraudes na contabilidade da organização, acusada falsamente de estar envolvida com incêndio que consumiu cerca de 11 km² da área protegida, em 2019.

Segundo o Brasil de Fato, cerca de oito mil documentos, referentes a 10 anos de registros e prestações de contas, foram analisados, sem que indícios de fraude tivessem sido identificados.

“Poderia até dizer que foi a maior auditoria e fiscalização de uma ONG na história, com a apreensão e investigação de notas fiscais, contratos, livros, hard disks e notebooks contábeis, enfim, todo o nosso depósito de arquivos administrativos dos últimos 10 anos”, afirmou Caetano Scannavino, coordenador geral do Projeto Saúde e Alegria.

As acusações contra o Projeto Saúde & Alegria aconteceram em um momento em que a atuação das organizações não-governamentais estava sendo questionada por diferentes membros do então presidente Jair Bolsonaro.

“Se havia alguma motivação em criminalizar organizações da sociedade civil, o que se deu foi o contrário, com essas acusações infundadas resultando num certificado de excelência nas nossas contas. É mais uma comprovação de que ONGs são, sim, sérias”, complementou Scannavino.

Esse foi o segundo inquérito relacionado à organização a ser arquivado. O primeiro, que acusava um de seus membros de ser o responsável pela causa do incêndio, foi arquivado em 2021.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
2 de fevereiro de 2021

Vídeo espalha fake news sobre caso dos brigadistas em Alter do Chão

O vídeo edita trechos de entrevistas antigas sobre caso dos brigadistas paraenses presos sem provas e alega que a WWF teria financiado o incêndio criminoso no Pará. É falso!

Reportagens
27 de agosto de 2020

Polícia Federal descarta participação de brigadistas de Alter do Chão nos incêndios da Amazônia

Após quatro meses de investigações, agentes não encontram culpados e pedem arquivamento do caso ao Ministério Público Federal

Notícias
26 de novembro de 2019

Polícia do Pará acusa brigadistas de colocar fogo em Alter do Chão; ONGs repudiam ação

Operação “Fogo do Sairé” prendeu preventivamente quatro membros da Brigada de Incêndio de Alter do Chão e fez busca ostensiva na sede da ONG Projeto Saúde e Alegria em Santarém

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.