Salada Verde

Campanha ‘Observa seu Voto’ apresenta balanço de atividades do Legislativo e Executivo em MT 

Observa-MT lança plataforma em prol do voto consciente frente aos atrasos ambientais e sociais promovidos por candidatos ao legislativo e executivo

Redação ((o))eco ·
13 de setembro de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
ICS

Mais uma campanha busca conscientizar e promover o voto ambientalmente consciente entre os eleitores. Foi lançada esta semana a plataforma Observa Seu Voto,  promovida pelo Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT).

A campanha está nas ruas e redes sociais, sugerindo aos eleitores um olhar mais apurado às proposições de candidatos, além de uma checagem atenta das ações do mandato de quem busca a reeleição em Mato Grosso, um dos campeões de queimadas e desmatamento na Amazônia. 

Os dados são fruto de um monitoramento das ações do Legislativo estadual, da bancada mato-grossense no Congresso Nacional e Executivos estadual e federal. A campanha também conta com um Balanço da agenda socioambiental de Mato Grosso, disponível no link biblioteca do site www.observamt.org.br.  

Os dados também podem ser acessados via QR Code disponível nas placas de outdoor espalhadas pelas ruas da capital mato-grossense Cuiabá. 

Os dados são referentes aos acontecimentos dos anos recentes, evidenciando o alcance das políticas públicas e os retrocessos pautados pelo Legislativo e pelo Executivo na área ambiental, como as taxas crescentes de desmatamento na Amazônia mato-grossense, o aumento dos incêndios florestais, a morosidade na implementação do Código Florestal.

Foto: Divulgação/Observa-MT

 As ameaças às áreas protegidas e a dificuldade de se avançar numa produção agropecuária sustentável foram outros os desafios vivenciados em nível estadual nesse período. 

Além das ameaças de fragilização da legislação ambiental que tramitam no Congresso Nacional, os dados mostram que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso também votou e aprovou projetos que trazem riscos ao meio ambiente e às populações cujos modos de vida dependem dos recursos naturais. 

“Além de monitorar as políticas públicas para o meio ambiente, o Observa-MT foca na interlocução com a sociedade, alertando sobre retrocessos, celebrando boas iniciativas e engajando a sociedade na discussão. Defendemos uma atuação política que seja sensível às causas ambientais e à produção sustentável, ecologicamente responsável. É possível que o desenvolvimento econômico seja crescente ao tempo em que harmoniza com a natureza. Isso não quer dizer que o Estado vai perder receita”, explica Edilene Amaral,  a consultora Jurídica e de Articulação do Observa-MT.

Edilene afirma que o crescimento econômico desenfreado e sem levar em conta impactos ambientais pode trazer prejuízos econômicos. “O modelo de produção e exploração desmedidos, causam desequilíbrio ambiental e um descontrole social muito grave. Se nossa única via for um modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura e concentração de grandes porções de terra e riqueza, fatalmente haverá desigualdade social”, diz Edilene.

O Observa-MT é formado por uma rede de organizações composta pelo Instituto Centro de Vida (ICV), Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Operação Amazônia Nativa (Opan) e Uma Gota no Oceano e tem ainda o apoio do Fórum Mato-Grossense do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad-MT). 

Leia também

Notícias
24 de junho de 2021

Ação exige que o poder público apresente plano para prevenção de novo desastre no Pantanal

Partidos vão ao STF demandar que a União e Estados pantaneiros apresentem em até 30 dias medidas que evitem as queimadas intensas que ocorreram em 2020 e que podem ser piores neste ano

Salada Verde
8 de setembro de 2020

Deputados pedem urgência na apreciação de projeto de lei sobre Pantanal

Para os congressistas, se a proposta não for aprovada com urgência, o resultado pode ser devastador para o bioma. PL tratar da conservação e o uso sustentável do bioma 

Notícias
1 de setembro de 2022

Após derrubada de veto, governador do Mato Grosso promulga lei que proíbe barramentos no Rio Cuiabá

Lei protege um dos principais abastecedores do Pantanal contra projeto que prevê a construção de seis pequenas centrais hidrelétricas. Legislação estadual está em vigor desde quarta-feira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.