O Carnaval no Rio de Janeiro reúne alegorias e fantasias de todos os tipos e este ano, junto com a folia no asfalto, ocorreu um verdadeiro desfile de raias na orla do Rio de Janeiro. A cena, que circulou nas redes sociais (assista abaixo), foi gravada na terça-feira (4), na praia do Leme, e mostra um cardume de dezenas de raias-ticonha tomando conta da orla. Durante o verão, é comum que os animais se aproximem da costa em busca de alimento.
O nome popular raia-ticonha é usado para tratar de duas espécies distintas, a Rhinoptera bonasus, com ampla ocorrência ao longo da costa brasileira, e a Rhinoptera brasiliensis, com registros nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, classificada nacionalmente como Criticamente em Perigo de extinção, de acordo com dados obtidos na Plataforma Salve/ICMBio. Ambas ocorrem também ao longo da porção centro-sul do Oceano Atlântico.
A confusão entre quem é quem é comum entre essas duas espécies e, de acordo com o biólogo Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano, e somente uma análise da dentição dos animais poderia de fato confirmar a identidade dos visitantes cariocas.
Leia também

Na defesa de dois pontos de esperança no litoral do Rio
Articulação visa garantir uso sustentável das ilhas das Peças e Palmas, considerados Hope Spots do planeta por sua biodiversidade, hoje impactadas pela pesca irregular e turismo desordenado →

Juntando os cacos da Mata Atlântica no Rio de Janeiro
Um corredor conectaria 156 parques e outras unidades de conservação no estado. Seu traçado já ajuda na restauração →

Cachorro-do-mato é filmado em plena luz do dia no Parque Nacional da Tijuca
Vídeo foi feito por funcionário na tarde de domingo no parque carioca, no setor Parque Lage. Animal dificilmente é visto durante o dia →