Salada Verde

Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica

1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina

Duda Menegassi ·
9 de junho de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Curitiba, Paraná – A primeira edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza foi dada em dose dupla para o casal de ambientalistas Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade. O reconhecimento foi dado nesta terça-feira (9), durante a Conferência Nacional de Unidades da Conservação para a Biodiversidade (UCBIO). 

O prêmio, que inclui uma quantia de R$ 100 mil ao casal, foi dado junto com o lançamento oficial do Instituto Miguel Milano.

“Estamos honrados e bastante motivados de continuar lutando pela conservação da natureza”, disse Germano na cerimônia de premiação.

Por meio do Instituto Rã-Bugio, criado em 2003, Germano e Elza investem em educação ambiental, pesquisa científica e conservação com foco no interior da Mata Atlântica. Eles criaram e administram 14 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na Mata Atlântica catarinense, a última delas estabelecida em 2025. As reservas somam mais de mil hectares e ajudam a proteger ecossistemas de matas de araucárias e remanescentes do bioma.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Em 2022, a residência deles e sede da RPPN Santuário Rã-Bugio foi alvo de um atentado, alvejada por múltiplos disparos. Felizmente, nenhum dos dois foi atingido. 

“Vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais mata ambientalistas. E defender o meio ambiente e a biodiversidade exige coragem. Uma coragem que nunca faltou aos fundadores do Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade”, destacou Milano durante a entrega do prêmio.

O recém-criado Instituto Miguel Milano concederá anualmente o prêmio aos expoentes da conservação, recebendo candidaturas continuamente, que serão avaliados por um comitê.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
11 de maio de 2026

Legado vivo: Instituto Miguel Milano vai premiar quem protege a natureza brasileira

O ambientalista de inspiradora trajetória vai celebrar 70 anos lançando no UCBIO uma instituição que leva o seu nome e reconhecerá contribuições com uma premiação anual de 100 mil reais

Notícias
4 de julho de 2022

Casal de ambientalistas sofre atentado e tem casa alvejada por tiros

Donos de reservas particulares em Santa Catarina, Elza e Germano Woehl tiveram sua residência alvejada por múltiplos disparos feito por um homem de moto na noite da última terça-feira (28)

Notícias
15 de maio de 2026

UCBIO: Um novo – e necessário – palco para as unidades de conservação brasileiras

Com o objetivo de retomar o espaço do debate qualificado sobre as UCs, nasce a Conferência Nacional de Unidades de Conservação (UCBIO), que será realizada em junho, em Curitiba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.